A Polícia Federal, em conjunto com a Receita Federal e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, deflagrou, na tarde desta quinta-feira (17), a Operação Calice III, com o objetivo de desarticular grupo criminoso dedicado à venda de bebidas de origem estrangeira irregularmente internadas no país. Foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão, sendo cinco em Caxias do Sul e um em Canoas.
Também participaram da operação fiscais da Secretaria Municipal do Urbanismo de Caxias do Sul, para verificar a regularidade de funcionamento do estabelecimento comercial no município. Até o momento, duas pessoas foram presas em flagrante e uma grande quantidade de bebidas alcoólicas foram apreendidas. As investigações iniciaram em janeiro de 2021, a partir de notícia-crime apresentada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Os locais investigados ficavam nos bairros Pioneiro e Exposição, em Caxias do Sul, e no Centro da cidade de Canoas.
O grupo criminoso realizava as vendas em pelo menos duas lojas, uma em Caxias do Sul e outra em Canoas, operando sob nome fictício e se utilizando de interpostas pessoas para a movimentação dos valores recebidos. Os investigados, em tese, responderão pelos crimes de descaminho, associação criminosa e "lavagem" ou ocultação de bens, direitos e valores.