Rio Grande do Sul Deu Ruim
Um assaltante é morto e quatro são presos em tentativa de assalto a banco
Em rápida operação da Polícia Civil e da Brigada Militar, tentativa de roubo em agência bancária foi frustrado na manhã desta quarta-feira, 16 de março. Saiba quem são os criminosos presos.
16/03/2022 14h38
Por: Marcelo Dargelio
Foto: Ronaldo Bernardi/Agência RBS

Uma rápida operação conjunta da Brigada Militar e da Polícia Civil evitou o assalto de uma agência bancária na Zona Norte de Porto Alegre na manhã desta quarta-feira, 16 de março. Quatro assaltantes foram presos e um foi morto, durante a troca de tiros com os policiais. Nenhum agente de segurança pública foi ferido. 

Cinco homens atacaram uma agência do banco Santander, na Avenida do Forte 1.628, na Vila Ipiranga, zona norte de Porto Alegre, por volta das 9h30min desta quarta-feira (16). Os suspeitos invadiram a agência antes da abertura e fizeram funcionários reféns. Da rua, pessoas que passavam pelo local chamaram agentes da 14ª Delegacia de Polícia, que fica na mesma avenida, distante cerca de 200 metros. Segundo o delegado João Paulo de Abreu, da 1ª Delegacia de Polícia de Repressão a Roubos do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), havia cerca de 20 funcionários dominados pelos bandidos.

Um dos bandidos foi baleado e acabou morrendo, quando os assaltantes tentavam sair da agência bancária. Diante da ação da polícia, os quatro criminosos retornam à agência bancária e passam a buscar um meio para fugir. Eles fazem novamente reféns, gravateando alguns destes funcionários, sobem para o mezanino, onde existe uma vidraça grande. Dispararam várias vezes contra o vidro, para romper este obstáculo, e fugir para um telhado ao lado.

 Entretanto, segundo o delegado do Deic, mais policiais, inclusive da Brigada Militar, chegaram ao local e reforçaram o cerco. Foi decidido pelo ingresso dos agentes na agência, culminando com a rendição dos quatro homens. A polícia encontrou os caixas eletrônicos já abertos e com o dinheiro separado para ser levado pelo grupo. De acordo com Abreu, é provável que carros e motos dos supostos criminosos estivessem com outros indivíduos nas redondezas e preparados para a fuga. Mas não foram encontrados. A pistola portada pelo morto se tratava de um simulacro feito de plástico.

Continua após a publicidade

Foram presos em flagrante Adriano de Lima Cado, 48 anos; Cleber Leonardo Alves Fogaça, 37; José Carlos Cardoso Junior, 43; e Rogério Lopes Lacerda, 38. O suspeito morto ainda não teve a identidade confirmada. De acordo com o delegado, todos os identificados possuem antecedentes criminais, são de Porto Alegre e Região Metropolitana, e podem ter ligação com outros ataques a banco.

Nenhum dos policiais e funcionários do banco ficaram feridos. A ocorrência foi encerrada antes do final da manhã, mas a área permaneceu isolada pela Brigada Militar para o trabalho do Instituto-Geral de Perícia (IGP). O trânsito na Avenida do Forte também chegou a ficar parcialmente bloqueado.