A atleta bento-gonçalvense Hélen Spadari conquistou um espaço na Seleção Brasileira de Atletismo para disputar o Panamericano de Cross Country de 2022. A vaga foi alcançada com o 4º lugar conquistado na Copa do Brasil Loterias Caixa de Cross Country, realizado na cidade de Capixaba da Serra-ES. Hélen será a única gaúcha a integrar o seleto elenco que vai representar o país na competição continental da modalidade.
Competindo na categoria adulta, na prova de 10 km, Hélen atingiu a sua melhor marca. Diante de um percurso totalmente irregular, com valetas, muitas curvas e todo o trajeto em grama, a atleta de Bento teve que enfrentar também o forte calor para conseguir completar a prova entre as seis primeiras colocações, as quais garantiam vaga na seleção.
“O nível da prova foi muito elevado. O calor acabou prejudicando bastante também, o que ocasionou que muitos atletas não conseguiram completar a prova, inclusive duas atletas da etapa sul, uma delas a Tatiane Raquel, atleta olímpica recordista nos 3000m com obstáculos. Uma outra atleta passou mal e teve que ser levada ao hospital”, relata.
Apesar das adversidades, Hélen superou o forte calor para terminar a prova na 4ª colocação, garantindo a sua vaga para disputar a competição continental logo em sua primeira participação na categoria adulta da modalidade. “O resultado da prova foi muito positivo. É a minha primeira convocação para a seleção na categoria adulta. O objetivo era vir para cá (Espírito Santo) buscar a vaga, que foi destinada às seis primeiras colocadas, e estou voltando para casa com o objetivo alcançado”, destaca Hélen.
Hélen Spadari, que faz parte da equipe do Campo Mourão de Atletismo, é a única mulher gaúcha a se classificar para a Copa do Brasil e, agora, para a Seleção Brasileira de Atletismo em 2022. “É uma sensação inexplicável voltar com o dever cumprido”, comemora.
O Panamericano de Cross Country será realizado no dia 27 de março, novamente na cidade de Capixaba da Serra-ES.