Mais uma vez a Escola Municipal de Ensino Médio Alfredo Aveline recebeu uma distinção nacional pelos projetos que vem desenvolvendo na educação. Desta vez o destaque ficou com o “Diálogos da Pandemia”, criado dentro das disciplinas de Geografia e Ensino Religioso, ministrado pela professora Eliana Passarin, que ganhou o selo 'Professor Transformador'. O projeto tinha como objetivo ampliar os conhecimentos dos alunos e debater sobre assuntos presentes na nossa sociedade como racismo, fake news, cultura de paz, sustentabilidade, cyberbullying e planejamento urbano.
Todos os temas debatidos estavam vinculados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS-ONU) - uma campanha das Organização das Nações Unidas, para promover mudanças positivas no mundo do futuro - juntamente com as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). E nos dias dos debates, realizados através da plataforma Google Meet, participavam alunos do Uruguai, convidados da cidade e de outros estados do Brasil.
A professora Eliana Passarin destaca que foi um momento muito importante para diminuir a distância transacional provocada pela pandemia e as aulas de forma remota. “Tivemos um feedback muito positivo dos alunos. Agradeço a equipe diretiva da escola pelo apoio e incentivo para realizar os projetos e aos convidados que aceitaram o desafio de dialogar com nossos alunos, protagonistas principais deste projeto”.
Prêmio Professor Transformador
O prêmio foi criado pelo Instituto Significare, em parceria com a Base2edu e a Bett Brasil, que tem como objetivo principal identificar, valorizar e divulgar experiências educativas transformadoras de professores que, em consonância com a Base Nacional Comum Curricular (“BNCC”), expressem inovação educacional, a partir dos seguintes critérios: impacto, contextualização, eficiência, aplicabilidade, engajamento, intencionalidade, interdisciplinaridade, inter-relacionamento e inclusão.
Dos mais de quatro mil projetos inscritos, 350 receberam o selo, sendo um deles a escola Alfredo Aveline, e farão parte do banco de boas práticas na educação brasileira, além de serem direcionados para etapa final da premiação. Os segundos e terceiros colocados em cada categoria vão receber, além do troféu, um prêmio de R$ 2,5 mil e apresentarão seus projetos na Bett Brasil 2022. Já os candidatos autores dos projetos classificados em primeiro lugar de cada categoria receberão um prêmio em dinheiro no valor de R$ 7 mil, troféu e participação especial como convidado na Bett Brasil 2022.
A direção da escola recebeu com entusiasmo a notícia de mais um prêmio, pois deixa a instituição sempre no foco das boas ações pedagógicas dignificando a educação pública municipal.