A partir desta segunda-feira, 14, o uso da máscara deixa de ser obrigatório na Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves. Nesta sexta-feira (11), o presidente do Legislativo, vereador Rafael Pasqualotto (Progressistas), assinou o decreto flexibilizando a utilização. A medida segue as decisões que vem sendo tomadas em várias cidades gaúchas.
Pelo decreto, todo funcionário ou cidadão com esquema vacinal completo que adentrar ao recinto da Câmara, desde que não esteja com sintomas gripais, ou pertença ao grupo de risco, poderá optar por não fazer uso da máscara. Para tomar essa decisão o presidente afirma que foram observados inúmeros fatores e que essa postura manifesta a vontade da população que há dois anos convive com a pandemia. “Foram dois anos combatendo a pandemia, seguindo todos os protocolos de segurança e incentivando a vacina para salvar vidas para uma retomada segura. Hoje o Legislativo toma essa decisão após acompanhar a significativa redução nos números de óbitos e de pessoas contaminadas em Bento Gonçalves” justifica Pasqualotto.
Conversa com o prefeito Diogo Siqueira
O presidente pontuou ainda, que cidades vizinhas já desobrigam a utilização da máscara, e no seu entendimento o retorno a vida normal deve iniciar pelo Poder Legislativo. Além da liberação na Câmara, Pasqualotto pretende marcar uma reunião com o prefeito Diogo Siqueira para buscar a flexibilização do uso de máscaras em toda a Bento Gonçalves. "Municípios como Carlos Barbosa, Porto Alegre e Santa Rosa já retiraram a exigência do uso da máscara. Acredito que Bento Gonçalves deva seguir a mesma linha, pois somos exemplo desde o início da pandemia em termos de cuidados sanitários", finalizou o presidente.