Ano novo, casa nova? Para muita gente, a virada de ano é sinônimo de mudança e, para os mais chegados em decoração , repaginar a casa será a forma escolhida para dar as boas vindas a 2018. Se você pretende colocar as mãos na massa e mudar a cara de algum cômodo em casa, uma boa opção é apostar na cor escolhida pela Pantone para representar 2018: o “Ultra Violet”.
Desde 2000, o instituto – considerado como a autoridade mundial em cores – divulga uma cor no final do ano para simbolizar aquele que está por vir. No início de dezembro do ano passado , A Pantone divulgou que o “ Ultra Violet ” seria a bola da vez, descrevendo o tom de roxo bem vivo como “uma cor refrescante e revitalizante que simboliza novos começos” e é “dramaticamente provocativa e reflexiva”. Para Edson Vieira, arquiteto da Etna, a cor traz sensações marcantes, agregando a ideia de criatividade, mistério, luxo e elegância.
Assim como o “Greenery”, tom de verde claro e aberto escolhido pelo instituto para ser o símbolo de 2017, a cor de 2018 pode intimidar um pouco aqueles que curtem uma decoração mais neutra e simples. Ainda assim, o tom de violeta levemente puxado para o lilás pode, sim, ser usado sem que torne um ambiente enjoativo.
De acordo com Vieira tons escuros são conhecidos por passar a sensação de que o ambiente é menor e, sendo assim, cores como o “Ultra violet” precisam ser utilizadas com parcimônia. “Ela é indicada para ambientes com mais amplitude, porém nada impede de utilizar em pontos de cor nos cômodos, como aplicar em uma única parede ou até mesmo em móveis maiores como o sofá ou uma cômoda, por exemplo, para criar uma peça destaque”, explica Vieira.
Foco nos detalhes
Para Vieira, até as pessoas que não curtem uma decoração muito “cheguei” podem apostar na cor do ano. “O ‘Ultra Violet’ é carregado por uma pigmentação marcante. Para aqueles mais discretos, a dica é apostar nos pequenos objetos, como abajures, vasos, quadros, tapetes ou peças decorativas”, afirma o arquiteto.
Além de espalhar objetos pequenos ou usar o tom em áreas restritas - como no interior de um móvel ou em um pedaço da parede –, o arquiteto também indica contrastá-la com cores mais suaves e neutras, como bege, branco, e cinza. “Isso traz toda a sua personalidade de maneira mais leve e sem tanto impacto visual”, acrescenta Vieira.
No banheiro e na cozinha? Sim!
Se engana quem pensa que só cores claras e neutras são aceitáveis em banheiros e cozinhas. De acordo com Vieira, tons como a cor do ano da Pantone podem, sim, ser usados em qualquer ambiente, tanto externos quanto internos, desde que haja cautela para harmonizá-la com o restante da decoração.
No banheiro, uma ideia é utilizar o tom de violeta em partes das paredes (sempre as contrastando com tons mais claros e neutros) ou em azulejos coloridos, mesmo que para um detalhe ou outro.
Na cozinha, é interessante utilizá-la em um “foco”, como nos armários, também mantendo o restante do cômodo mais neutro para o ambiente não ficar tão pesado.
Roxo por toda parte
Se o ambiente onde você pretende utilizar a cor for mais amplo e você realmente gostar bastante de roxo, não há problema algum em se jogar e espalhá-la por todo o cômodo. Para isso, você pode apostar em variações da tonalidade ne hora de pintar as paredes, deixando a mais escura para uma das faces e pintando as outras com uma mais clara.
Em um quarto ou uma sala, os acessórios – como roupas de cama e almofadas – também podem aparecer em tons puxados para o “Ultra Violet”, inundando o cômodo em uma aura mais misteriosa e, ao mesmo tempo, sofisticada.
É importante, porém, manter o restante da decoração simples. Móveis mais minimalistas em tons sóbrios ajudam a não criar aquela impressão de “muita informação” no ambiente. Um tom que combina bastante com esse violeta é o cobre, que pode aparecer, por exemplo, em lustres e outros objetos decorativos.
Móveis descolados
Apesar de móveis normalmente aparecerem em tons mais sóbrios – como preto, marrom, branco e creme –, inovar na cor deles é uma forma de deixar o cômodo mais alegre. Se o ambiente tiver as paredes de tons mais neutros, como branco ou cinza, é possível pintar os móveis de tons diferentes, mas que se combinem. Peças na cor “Ultra Violet” combinam bem com outras em tons claros de amarelo e verde e até cores mais vibrantes, como o vermelho bem aberto.
Aposte em flores e cristais
Se a ideia de repaginar a casa também é motivada pela vontade de renovar as energias dos cômodos para receber o ano que está começando , uma boa ideia é utilizar cristais. Convenientemente, o terapeuta holístico Jon Maia indica o uso da ametista para esses fins, pedra que tem exatamente o tom arroxeado da cor do ano .
De acordo com o especialista, a ametista melhora a captação de energia do ambiente, e o ideal é posicioná-la em cômodos nos quais as pessoas costumam se reunir ou em corredores. Além dos cristais em forma bruta, também é possível encontrar enfeites e outros objetos de decoração confeccionados com a pedra, como suportes de velas e abajures.
Outra ideia para quem é mais discreto e não pretende utilizar o “Ultra Violet” de forma muito expressiva é apostar em flores. A lavanda e a violeta, por exemplo, têm a cor perfeita e, na hora de distribuí-las, você também pode usar recipientes arroxeados.
Mín. 15° Máx. 18°