Representativo, o lançamento da etapa brasileira da maior maratona mundial de ciclismo amador confirmou, oficialmente, a inédita realização em Bento Gonçalves, RS, em evento realizado no município, nesta quarta-feira (09). No coração da cidade, autoridades regionais e estaduais, lideranças, ciclistas profissionais, imprensa e convidados puderam acompanhar um importante momento para o ciclismo brasileiro: o GranFondo New York (GFNY) incluirá o país no calendário da maratona global no dia 16 de outubro deste ano.
Pela segunda vez na história, o Brasil sediará uma etapa do circuito que já contabiliza mais de 100 edições, realizadas em 22 países. Com justiça, a confirmação foi celebrada e enaltecida durante o ato simbólico. “Hoje, temos a certeza de que fizemos a escolha certa. Todo o acolhimento que tivemos em Bento Gonçalves, aliado à avaliação técnica dos percursos, certamente levarão à uma experiência única aos participantes. A Serra Gaúcha tem o potencial de entregar trajetos e vivências que se assemelham à Europa. O GFNY Bento chega para agregar turisticamente e esportivamente à região e ao Brasil”, destacou Ana Paula Cavalcanti, CEO da Global Sports Eventos Esportivos, promotora da etapa no país. Ao lado dela, completam o time do evento o ex-ciclista profissional e medalhista olímpico de ciclismo, o português Américo Silva.
O município que sediará a prova, por sua vez, enxerga o potencial que uma promoção esportiva de tamanha magnitude traz em termos de visibilidade local e regional. “Falo em nome de Bento Gonçalves, mas sabemos que é um evento que engloba toda a região, que une forças e potencializa a todos. Certamente é mais um importante evento que entra para o nosso calendário”, disse o prefeito de Bento Gonçalves, Diogo Segabinazzi Siqueira. “Vamos levar a região para o mundo, fortalecendo nossa vocação turística e ampliando nossos potenciais para o turismo esportivo”, complementou o Secretário de Turismo do município, Rodrigo Ferri Parisotto.
A ode à realização da prova é justificada pela expectativa de reunir cerca de dois mil participantes, oferecendo aos amantes do ciclismo um verdadeiro GranFondo italiano – em percursos desafiadores, com largada em massa, tempo de início cronometrado desde a partida, suporte mecânico e médico e estações de alimentação e hidratação distribuídas durante o trajeto. As inscrições, inclusive, já podem ser feitas no site bento.gfny.com, onde constam informações sobre o evento e valores para participação.
Representatividade estadual e nacional
Com a ampla promoção do evento, que permite alcançar atletas amadores em mais de 120 nações, o GFNY Bento será um marco para a consolidação do Rio Grande do Sul como roteiro cicloturístico do país. “Temos a meta de posicionar o estado como um dos principais expoentes do turismo ciclístico no Brasil, e isso passa pela realização de eventos mundiais como o GFNY, que trará uma visibilidade ímpar ao turismo esportivo gaúcho e brasileiro”, pontuou o representante da Secretaria de Turismo do Estado do Rio Grande do Sul, Álvaro Machado.
No âmbito desportivo, o RS também acolhe com orgulho a possibilidade de sediar o GFNY pela primeira vez na história. “Sempre destacamos o viés empreendedor da Serra Gaúcha, capaz de congregar e atrair eventos deste porte pelas belezas naturais e hospitalidade. Para o esporte gaúcho é um ganho de extrema importância”, afirmou Bruno Porto, que no ato representou a Secretaria de Esporte e Lazer do RS.
Estrutura, trajetos e premiação
Percursos desafiadores, paisagens incríveis e uma estrutura à altura de um evento com gabarito global. Tudo isso estará à espera dos atletas que irão participar do GFNY Bento. Com largada prevista para às 7h do dia 16 de outubro, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves, o percurso longo terá 141 km, computando 3.152 metros acumulados de altimetria. O trajeto passará por cinco diferentes cidades da região. Já o meio-percurso tem 80 km a serem percorridos com 1.526 metros de altimetria acumulada. Embora mais curto, segue a mesma linha de desafio.
Os resultados são baseados em tempo total, com premiação para os vencedores e pódio dividido por grupos etários. Aos campeões gerais, feminino e masculino, uma novidade anunciada no evento de lançamento: o prêmio será uma viagem completa para New York, com direito à participação no icônico cenário que originou o GFNY – já que a prova foi realizada pela primeira vez em 2011, na maior cidade dos Estados Unidos.
Além disso, o projeto do GFNY Brasil terá forte vocação no tripé de sustentabilidade: social, econômico e ambiental – com a realização de uma clínica de ciclismo, gratuita e aberta a comunidade, no dia anterior à prova. Haverá, também, o projeto GFNY KIDS de inclusão social, que prevê a realização de uma prova, organizada e pensada para crianças de 4 a 14 anos, nos mesmos moldes da competição adulta, com camiseta oficial e numeral na bicicleta.
Serviço
O que: GFNY Bento Gonçalves, etapa brasileira do desafio mundial de ciclismo amador GranFondo New York
Onde: em Bento Gonçalves-RS
Quando: dia 16 de outubro
Inscrições e mais informações: no site bento.gfny.com