13°C 29°C
Bento Gonçalves, RS
Publicidade

Natural de Bento Gonçalves, Márcia Tafarel será homenageada pela Câmara

Entrega da Medalha de Mérito Desportista Gilberto Tim à ex-jogadora de futebol, que foi uma das pioneiras da modalidade no país, é uma iniciativa do vereador Rafael Fantin (PSD)

09/03/2022 às 16h30
Por: Marcelo Dargelio
Compartilhe:
(Reprodução)
(Reprodução)

A Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves aprovou, por unanimidade, a concessão da Medalha de Mérito Desportista Gilberto Tim à ex-jogadora da Seleção Brasileira de Futebol Feminino Márcia Tafarel. O projeto de resolução foi uma iniciativa do vereador Rafael Fantin (PSD), o Dentinho, e foi subscrito por todos os parlamentares.

Márcia Tafarel foi uma das pioneiras do futebol feminino no país, tendo inclusive disputado as duas primeiras Copas do Mundo da categoria e ainda a primeira Olimpíada em que a modalidade esteve presente, em 1996, em Atlanta, nos Estados Unidos, onde Márcia vive atualmente. A atleta pertence a uma geração que revelou nomes como Formiga, Roseli, Meg, Pretinha e Marileia dos Santos, conhecida pelo apelido de Michael Jackson. Era uma liderança e titular incontestável daquela equipe.

Sempre teve orgulho de ser natural de Bento Gonçalves, onde iniciou sua brilhante carreira aos 13 anos de idade, quando começou a atuar no Bento Atlético Futebol Feminino, com o incentivo de sua mãe, que, ao vê-la jogar com os meninos na rua, já reconhecia seu talento para o esporte. Tempos depois, o Bento Atlético passa a representar o Esportivo, realizando o primeiro jogo oficial após a regulamentação do esporte, em 1983. Em 1984, a equipe foi vice-campeã gaúcha.  

Em 1986, Márcia foi convocada para um torneio interseleções representando o Rio Grande do Sul na cidade de Campinas. Logo após, mudou-se para Campinas e passou a jogar na equipe do EC Saad. Sua primeira competição com a Seleção Brasileira foi em 1991, na disputa do primeiro Sul-Americano da categoria, em Maringá, onde o Brasil foi  campeão e carimbou o passaporte para a primeira Copa do Mundo, na China, também em 1991. Dois anos depois chegou o bicampeonato no Sul-Americano de Uberlândia, classificando para o Mundial da Suécia em 1995.

O ápice de sua carreira veio com a  primeira Olimpíada em que o futebol feminino esteve representado, em Atlanta, em 1996, ano em que o Brasil fez uma bela campanha, terminando em 4° lugar. Foi a despedida da atleta na Seleção Brasileira.

A trajetória de Márcia Taffarel após os Jogos Olímpicos seguiu no futsal e no campo em diversas equipes, com destaque para a Associação Sabesp, que venceu vários campeonatos brasileiros de futsal. Jogou também no Corinthians, São Paulo e Palmeiras.

Em 2004, Márcia Taffarel se mudou para os Estados Unidos, no estado da Califórnia, onde atualmente é treinadora de meninas sub-15 e sub-16 pelo Walnut Creek Surf Soccer Club.

Na defesa do projeto, Dentinho destacou que esta é uma justa homenagem e reconhecimento a Márcia Tafarel por todo seu legado e pioneirismo no esporte e por sempre deixar explícito seu orgulho de ser natural de Bento Gonçalves. Ela, por sua vez, ressaltou a importância da homenagem: “Meu sobrinho me enviou videos da sessão e eu fiquei emocionada. Sempre enalteci o orgulho de ser de Bento Gonçalves e gaúcha. Só tenho a agradecer por tudo”, afirmou.

A Medalha Gilberto Tim é entregue anualmente para pessoas que se destacam no esporte, em sessão solene. A data de homenagem à Márcia ainda será definida. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários