O ano de 2018 deve representar um marco para os carros elétricos no Brasil. Em um evento na terça-feira (23), o ministro interino da Indústria e Comércio, Marcos Jorge, confirmou a queda do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) para a categoria, que também alcançará os modelos híbridos. Agora, só falta a assinatura do presidente da República, Michel Temer, para oficializar a medida.
Com a redução de 25% – teto da alíquota – para 7% – a mesma praticada para os 1.0 –, as portas se abrem para que as montadoras importem veículos do exterior ou desengavetem projetos nacionais. Veja a seguir quais veículos devem ter a produção ou a importação aceleradas e os que chegarão às ruas a partir deste ano.
Chevrolet Bolt
O hatch elétrico da Chevrolet está previsto para chegar às concessionárias em 2019, mas já passou por testes nas ruas brasileiras. Com um propulsor 100% eletrificado, o carro conta com um sistema de regeneração de energia que amplia a autonomia e dispensa o uso do pedal de freio. De acordo com a montadora, o automóvel desenvolve 202 cv de potência e 36,7 kgfm de torque, indo de zero a 100 km/h em menos de sete segundos. Ainda não há um preço previsto para o Brasil. Nos Estados Unidos, os valores partem dos US$ 38 mil (cerca de R$ 120 mil).
Nissan Leaf
Com planos de desembarcar no país em 2019, o hatch médio japonês é o elétrico mais vendido no mundo. Com poucas unidades rodando o Brasil, as quais foram cedidas para alguns frotistas, o modelo será apresentado ao público no Salão de São Paulo, em outubro deste ano. O carro é totalmente eletrificado e está em sua segunda geração.
Sob o capô, conta com um motor de 150 cavalos e 32,6 kgfm, baterias que rodam por até 320 quilômetros e sistema de dispensa o pedal de freio. Até agora, não há uma tabela de valores para o mercado local. Nas lojas norte-americanas, porém, o Leaf não sai por menos de US$ 30 mil (R$ 94.500).
VW Golf GT-E e do e-Golf
A Volkswagen estima para este ano o início das importações do Golf GT-E e do e-Golf. A data, no entanto, ainda não foi divulgada.
Enquanto o primeiro oferece um motor híbrido plug-in – com recarga na tomada –, o segundo tem motorização totalmente eletrificada. Os dois deverão se posicionar acima do atual topo de gama, o Golf GTI, inclusive no preço: acima dos R$ 130 mil. O e-Golf possui um motor capaz de gerar 136 cv e 29,6 kgfm e o GT-E alia sob o capô o 1.4 TSI de 150 cv a um elétrico de 102 cv.
Toyota Prius Flex
O sedã da Toyota, que é vendido no Brasil desde 2013, chegará ao mercado no segundo semestre deste ano com um motor híbrido flex, sistema desenvolvido exclusivamente para o mercado daqui. Entretanto, o modelo continuará sendo importado do Japão, de onde vem praticamente toda a sua tecnologia. Com preços a partir dos R$ 226 mil, o modelo alcançou em 2017 a marca do 2.405 unidades vendidas, a melhor desde a sua estreia, superando inclusive modelos como o Renault Fluence e Kia Cerato.
Volvo XC60 T8
A versão híbrida do SUV, o T8, está previsto para desembarcar no Brasil em julho deste ano, conforme anunciou a fabricante durante a vinda do novo XC60. O conjunto que move o utilitário é composto por um motor 2.0 turbo e outro elétrico, que juntos entregam mais de 320 cavalos de potência. No veículo, o propulsor a combustão move as rodas dianteiras e o eletrificado as traseiras. O jipinho é plug-in e tem autonomia para rodar 50 quilômetros. Os preços ainda não foram divulgados.
Renault Kwid
A Renault já tem alguns elétricos em seu portfólio, dentre eles o Twizy e o Zoe, que rodam em Curitiba e outras cidades do país. Em entrevista à agência Automotive News, porém, o presidente da aliança Renault-Nissan-Mitsubishi, Carlos Ghosn, não descartou a vinda de uma versão eletrificada do Kwid ao Brasil.
Caso isso ocorra, o compacto poderá se tornar de fato o primeiro elétrico popular do mercado. Hoje, a versão do modelo está em desenvolvimento na China, onde há uma grande demanda por veículos com esse tipo de propulsão a preços mais atrativos. Por ora, não há mais detalhes do projeto.
Hyundai Ioniq
Concorrente direto do Toyota Prius, o modelo sul-coreano não tem data para estrear por aqui, mas pode ser uma aposta da marca para os próximos anos, depois da confirmação da queda do IPI. E, sob a manga, não faltam versões a serem trazidas. Afinal, lá fora o hatch conta com três motorizações diferentes: a 100% elétrica (120 cv e 30 kgfm), a híbrida e a plug-in (ambas com propulsor 1.6 à gasolina de 105 cv e 14,7 kgfm, combinado a um elétrico de 43,5 cv e 17,3 kgfm). O veículo foi lançado em 2016.
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