Um bom exemplo de que as novas regras de maus tratos aos animais têm que ser cumpridas, vem do município de Veranópolis. Na tarde desta terça-feira, 8 de março, um homem de 30 anos foi preso em flagrante por maus tratos aos cães que cuidava. Ele foi recolhido ao presídio sem direito a fiança.
De acordo com o 3º Batalhão Ambiental da Brigada Militar, policiais atenderam denúncia recebida de um caso de maus tratos a animais em uma residência no município de Veranópolis. No local, foi encontrado um canil sem estrutura mínima para a permanência dos animais. Havia um canil contendo 3 cães de raça veadeiro, pampeano e um pointer inglês, todos em situação visível de desnutrição, ferimentos e condições insalubres. Além disso, os animais eram obrigados a ficarem expostos ao sol escaldante.
Diante das condições apresentadas, os policiais acionaram um veterinário parceiro da ONG Instinto Coruja que atestou a situação de maus tratos. Os animais foram encaminhados para o canil da ONG para receber cuidados veterinários, sob termo de fiel depositário.
O tutor dos animais, um homem de 30 anos recebeu voz de prisão em flagrante, sendo encaminhado até a Delegacia de Polícia de Veranópolis. Na delegacia, o delegado lavrou o flagrante de prisão, sem direito a fiança, baseado no Art. 32-§ 1º-A da Lei de Crimes Ambientais. Após o registro de ocorrência policial, o indivíduo foi encaminhado ao Presídio Estadual de Nova Prata.
Mín. 17° Máx. 24°