A construção de uma casa de alvenaria em um barranco ao lado da via férrea tem preocupado e revoltado moradores do bairro Humaitá, em Bento Gonçalves. A obra fica junto à ponte que passa sobre os trilhos na rua Avaí, e está com a estrutura bastante adiantada, com todas as paredes erguidas e até parte da preparação para a instalação do telhado.
Chama atenção que o imóvel está sendo erguido praticamente "colado" ao muro de um prédio e a menos de um metro do barranco. Neste mesmo ponto, inclusive, era comum ver habitações improvisadas ao longo dos últimos anos, que utilizavam também como cobertura o próprio viaduto. O local era frequentado por usuários de drogas, situação que gerava medo e tensão nas famílias que vivem nas proximidades.
Indignados, moradores chamaram fiscais da prefeitura de Bento Gonçalves e até o vice-prefeito, Amarildo Lucatelli, solicitando providências. Segundo relatos apresentados à reportagem do NB Notícias, eles foram orientados por Lucatelli a levar o caso à Procuradoria Geral do Município (PGM).
A administração municipal afirma que a obra é totalmente irregular e que nenhum projeto foi apresentado no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (Ipurb) para a construção. O governo diz ainda que notificou os responsáveis e também informou a situação à concessionária que administra a linha férrea.