A prefeitura de Bento Gonçalves atualizou nesta segunda-feira, os números da vacinação contra a Covid-19 na cidade. Até o momento, já foram imunizadas com a primeira dose 99.919 pessoas – com a segunda, 93.295 e, com a dose de reforço, 39.446.
Chama atenção, entretanto, a baixa procura pelas doses destinadas ao público infantil. De acordo com os dados divulgados pelo Poder Público, foram vacinadas 2.556 crianças de um total de praticamente nove mil que podem receber a aplicação. O montante representa um percentual de pouco mais de 28% de imunização na faixa dos 5 aos 11 anos de idade.
As unidades vacinadoras seguem ofertando todas as doses dos imunizantes. São elas: Maria Goretti, Eucaliptos, Licorsul, Aparecida, Central, Zona Sul, Progresso II, Zatt e Conceição. O horário de atendimento é das 7h30 às 11h e das 13h às 16h30.
Primeira dose
Para pessoas a partir dos 12 anos. É necessário apresentar documento com foto e cartão do SUS.
Segunda dose
Coronavac para quem fez a primeira dose há 28 dias.
Pfizer para quem fez a primeira dose há oito semanas.
Astrazeneca/Covishield para quem fez a primeira dose há oito semanas.
Dose de reforço
Para dose de reforço, podem procurar o serviço de saúde pessoas com mais de 18 anos que realizaram a segunda dose (Pfizer, Coronavac, Astrazeneca/Covishield, Jansen) no intervalo de quatro meses.
Adolescentes de 12 até 17 anos imunocomprometidos, que podem fazer a dose reforço após 8 semanas da segunda dose.
Quarta dose
Pessoas acima de 18 anos, imunossuprimidas, que realizaram a terceira dose há mais de quatro meses.
Crianças
A imunização de crianças de 5 até 11 anos é realizada no Centro de Referência Materno Infantil e nas Unidades Central, Zona Sul (Botafogo) e Zatt, também das 7h30 às 11h e das 13h às 16h30, de segunda a sexta-feira.
O esquema vacinal pediátrico é composto por duas doses da vacina Pfizer ou CoronaVac. Os pais ou responsáveis devem acompanhar e apresentar a carteirinha de vacinação.
Mín. 17° Máx. 25°