O zagueiro bento-gonçalvense Andrei Girotto ajudou o Nantes a escrever um capítulo histórico. Ao desbancar o Mônaco, nos pênaltis, os Canários protagonizaram uma festa fantástica no Stade de la Beaujoire, com direito à invasão no gramado após a classificação à final da Copa da França de 2022. Agora, além do pai, Darci Girotto, que ergueu a taça do Colonial de Futebol de Bento, o filho também tem a oportunidade de fazer o mesmo, porém, em uma das maiores competições do futebol francês e europeu.
Depois de 22 anos, o Nantes vai novamente disputar uma final de Copa da França. Após o empate em 2 a 2 no tempo normal, os Canários derrotaram o Mônaco por 4 a 2, garantindo a vaga à decisão. A final será diante do Nice, e está marcada para o dia 8 de maio, no Stade de France, um dos maiores palcos do futebol mundial.
O jogo da classificação:
Titular absoluto do Nantes, Girotto esteve ao lado de Pallois e de Castelletto no trio defensivo para encarar o Mônaco. Aos 11 minutos, após cobrança de falta de Vanderson, ex-Grêmio, Maripán cabeceou para abrir o placar. O empate do Nantes veio aos 21 minutos, com um gol contra. Na etapa final, aos 29, Moutoussamy finalizou de primeira para virar o placar. No entanto, um minuto depois, o Mônaco voltou a empatar com Boadu. Nas penalidades, o Nantes acertou todas as cobranças, enquanto que o Mônaco desperdiçou duas, terminando o confronto com vitória e classificação dos Canários.
A festa:
Ao término da disputa, o torcedor do Nantes protagonizou uma comemoração insana. As arquibancadas se esvaziaram e o verde do gramado desapareceu com a invasão de torcedores ainda quando os jogadores comemoravam a classificação dentro de campo. Uma festa à altura do feito histórico realizado pela equipe, que colocou o clube de volta a uma final de Copa da França depois de 22 anos.
“Só um pai pode descrever o que sente numa hora dessas”, afirma Darci Girotto
A festa de comemoração também foi muito grande na casa da família de Andrei Girotto. Depois do sofrimento na cobrança dos pênaltis, ecoou a sensação de orgulho de felicidade em presenciar o zagueiro bento-gonçalvense alcançando a final pelo Nantes.
“O sentimento é único e inexplicável. Para um pai que acompanhou o filho desde os 10 anos no futebol, vendo o sonho dele realizado e cada vez crescendo mais e evoluindo, a sensação é única. Só um pai pode descrever o que sente numa hora dessas”, explica.
A família, mesmo de longe, incorporou o mesmo sentimento de preocupação e tensão que Girotto perpassava dias antes da decisão. “Acompanhamos os dias antes dessa decisão, até o Andrei passou para nós uma certa preocupação, porque era uma tensão, era uma expectativa muito grande de toda a torcida e ele passou essa sensação para nós. Passamos força para ele, mas aqui em casa vendo o jogo foi terrível, mas com um grande final feliz”, relata Darci.
Horas depois do final da partida, a família fez contato com Girotto. “Ele disse que foi uma sensação única. A torcida estava bem enlouquecida. Puxavam a camisa dele para um lado, para outro, ele nem conseguia tirar a camisa. O Andrei é um cara que merece estar onde está, porque sempre procura melhorar, sempre procura atingir o melhor possível e sempre batalhou. No futebol europeu, ele se adaptou muito bem, pois segue todas as regras, com muito trabalho e dedicação, é um cara que merece muito”, pondera o pai.
Depois de levantar a taça do Colonial de Futebol, Darci agora quer ver de perto o seu filho neste que será um dos mais importantes momentos da carreira de Andrei Girotto, visando a conquista do título da Copa da França, a qual dará ao campeão vaga em Liga Europa. “A expectativa é enorme. E a expectativa nossa é estar presente lá no estádio torcendo de pertinho por ele, mandando forças. Acredito que vamos estar acompanhando de perto”, conclui.
Destaque entre os brasileiros na Europa e pretendido por grandes clubes
Conforme dados da SofaScore, maior site de estatísticas de esportes do mundo, Andrei Girotto aparece entre os 10 atletas brasileiros com maior nota no futebol europeu. Atualmente, o bento-gonçalvense possui nota 7,20. No futebol francês, é o segundo melhor defensor, ficando atrás somente do zagueiro Marquinhos, do PSG.
Nas últimas semanas, o Flamengo fez uma proposta oficial pelo defensor. No entanto, o Nantes não o liberou. Girotto tem contrato com os Canários até 2024 e entrou na mira dos maiores clubes do futebol brasileiro e de equipes de expressão do futebol europeu. Na atual temporada, o zagueiro tem 5 gols no Campeonato Francês.