Enquanto os trabalhos fora de campo não param, sobretudo com análise de jogadores para a formação do elenco para a disputa da Divisão de Acesso, o Esportivo também já iniciou os treinamentos dentro de campo. Nesta semana, o alviazul deu partida à pré-temporada contando com um grupo reduzido de atletas, o qual é formado por jogadores da base, em fase de testes e contratados que não estão atuando nos estaduais. A apresentação oficial ocorre somente no dia 18 de março.
O trabalho inicial visa dar ritmo de treinamento e condição física aos atletas que não estavam atuando dentro das quatro linhas desde o ano passado. Os treinos contam com a parte física, liderada pelo preparador físico Cristiano Pozzer, mesclada com a parte técnica, comandada pelo técnico Carlos Moraes e o seu auxiliar Everson Aguiar.
O atual grupo é composto majoritariamente por atletas oriundos da base do clube. Dentre os contratados que já desembarcaram em Bento Gonçalves estão o zagueiro Tairone, que estava emprestado para o Brasília-DF, e o atacante Pepeto. Além deles, outros três atletas estão em negociação avançada, são eles o lateral-esquerdo Iury Kaique, ex-São Gabriel e Frei Paulistano-SP, o lateral-direito Hippólyto e o atacante Miquéias.
“A ideia era realmente iniciar antes com esses jogadores, principalmente com aqueles que estavam num período sem clube e sem treinamento. Fizemos avaliações de alguns jogadores que podem vir a fazer parte do grupo, e estamos trabalhando com atletas da base, que é importante ir já adaptando esses meninos para que, num futuro próximo, possam fazer parte do elenco de forma efetiva”, explica o técnico Carlos Moraes.
De acordo com o treinador, os atletas que já começaram a treinar no alviazul devem incorporar mais rapidamente a ideia de trabalho da comissão técnica e já estarão focados visando a competição. “Vamos, neste momento, focar nesses atletas que estão aqui e depois fazer um comparativo com os jogadores que vão chegar. De repente um ou outro pode chegar com déficit na parte física ou até mesmo de ritmo de jogo”, salienta Moraes, que complementa:
“É um trabalho diferente e que vai exigir muito estudo e planejamento para não errarmos na hora que tivermos todo o grupo montado. Vamos ter muito pouco tempo com todos, e será preciso habilidade interna da comissão técnica para saber gerir essa questão dos jogadores que chegam depois”, afirma o comandante alviazul.
A apresentação oficial do plantel ocorre no dia 18 de março. A estreia do Esportivo na Divisão de Acesso está prevista para o dia 10 de abril, diante do Brasil de Farroupilha, no Estádio das Castanheiras. O primeiro jogo em casa do alviazul na competição será diante do Glória de Vacaria.
Mín. 13° Máx. 29°