13°C 29°C
Bento Gonçalves, RS
Publicidade

Vereador Pasqualotto pede que escolas municipais de Bento tenham videomonitoramento

Objetivo do pedido de instalação de câmeras é garantir a segurança de professores, alunos e evitar a depredação do patrimônio público

03/03/2022 às 09h14 Atualizada em 04/03/2022 às 10h57
Por: Marcelo Dargelio
Compartilhe:
(Divulgação)
(Divulgação)

O vereador Rafael Pasqualotto (Progressistas) fez uso da Tribuna da Câmara de Bento Gonçalves na sessão ordinária desta quarta-feira, dia 2, para falar da necessidade da implantação de câmeras de vigilância nas instituições municipais para dar mais segurança aos alunos, professores e ao patrimônio escolar.

O presidente do Legislativo abordou o tema ressaltando que o videomonitoramento nos ambientes educacionais colabora com a redução da violência física e moral, como o assédio e bullying, aprimora o controle da segurança pessoal de alunos e de profissionais de educação, bem como da segurança patrimonial da instituição e das famílias. 

Pasqualotto salientou ainda que o monitoramento por câmeras de vigilância deve ser realizado em locais de convivência, de uso comuns internos e externos, como recepção, entradas, saídas e pátios das escolas. “Nós temos duas grandes preocupações na comunidade escolar: primeiramente com o aluno, como por exemplo, bullying, pedofilia, abuso, tráfico de drogas. A segunda preocupação é com o corpo docente, o professor pode sofrer ameaças, agressões e desrespeito por parte de alunos”, enfatiza.

O parlamentar elenca como sendo violências mais presentes nas escolas, em termos nacionais, as ações de depredação do espaço físico, vandalismo, pichações, brigas, cyberbullying, o bullying que envolve ameaças, xingamentos, insultos, discriminações, intimidações, agressões físicas, verbais e psicológicas. Além disso, há situações de incivilidades, indisciplinas, uso e comércio de drogas, furtos e a utilização de armas, ocasionando possíveis mortes.  “É importante a vigilância e o sistema de monitoramento no passeio público, entrada e saída da cidade, nas praças públicas do município, porém, muito mais importante do que cuidar de carros e praças, é a vida do nosso aluno e professor”, conclui Pasqualotto.

O pedido do parlamentar foi enviado à Secretaria Municipal de Segurança Pública e à Coordenadoria de Tecnologia de Informação e Comunicação (CTEC).

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários