14°C 25°C
Bento Gonçalves, RS
Publicidade

117 anos de Rotary Clube: as ações e os desafios da entidade em Bento Gonçalves

Capital Brasileira do Vinho conta com quatro clubes, os quais promovem diversas ações de serviço humanitário através do trabalho de voluntários.

02/03/2022 às 19h03 Atualizada em 02/03/2022 às 20h44
Por: Kevin Sganzerla Fonte: NB Notícias
Compartilhe:
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Com o objetivo de viabilizar projetos de grande ou pequena escala nas comunidades, aliando conhecimentos locais com lideranças rotárias, o Rotary Clube celebra 117 anos de muitas conquistas, mas, sobretudo, um emaranhado de ações por onde atua em prol do bem. Em Bento Gonçalves não é diferente. Os quatro clubes localizados na cidade, e que pertencem a região do Distrito 4700, são motivados pelo lema de 2022 “Servir Para Transformar Vidas” para seguirem com sua história no município e enfrentarem os desafios impostos pela vida. 

História: 

Quando foi criada em 23 de fevereiro de 1905, possuía o intuito de criar networking entre empresários para viabilizar ações em prol do bem. Com o passar dos anos, deixou de ser um grupo regional de networking para uma rede global de líderes que buscam transformar causas impossíveis, em uma notícia do passado. Prova viva é o combate à Poliomielite, em 1979 iniciou-se os diálogos para auxiliar ativamente na erradicação desta doença e hoje conseguimos reduzir em mais de 99% os casos no mundo.

Ao mesmo tempo, é um grupo formado por líderes das mais distintas categorias de profissionais das comunidades, unindo a juventude com a experiência, a inovação com a ação e principalmente a equidade de oportunidades ao servir. 

 

Em Bento Gonçalves:

O Rotary Clube atua em Bento Gonçalves há mais de 73 anos. São quatro clubes na Capital Brasileira do Vinho: o Rotary Clube São Francisco, que está em atividade há mais de 40 anos; Rotary Clube Planalto, que atua há mais de 50 anos, e o Clube Mulheres da Serra, que foi aberto recentemente, além do Rotary que abrange todo o município. 

“Hoje somos mais de 100 rotarianos aqui em Bento Gonçalves. No mundo somos mais de 1 milhão e 400 mil companheiros e, no Brasil, mais de 50 mil rotarianos espalhados por nosso país”, ressalta o presidente do Rotary Clube Bento Gonçalves – São Francisco, Gilberto Zandoná. 

Em sua história em Bento Gonçalves, o Rotary empilha ações sociais ano após ano, auxiliando as mais diversas esferas da sociedade. “Atualmente apoiamos o Projeto Curumim, o projeto Ver Melhor, o Lar do Ancião, o antigo Lar das Meninas (CECI), a Associação Anjos Unidos, a Ação Social São Roque, entre inúmeras associações sempre com o intuito de fazer o bem sem olhar a quem”, pondera. 

Apesar da pandemia, o Rotary seguiu ativo, promovendo diversas ações em meio as dificuldades por conta do cenário delicado, devido à Covid-19. A entidade esteve na linha de frente da solidariedade ao auxiliar na vacinação, no recebimento de toneladas de alimentos para doação às entidades, confecções de mantimentos diversos, entre outras ações. Além disso, Gilberto cita dois projetos que foram idealizados e que se tornaram realidade em 2021:

“Durante a pandemia, tivemos a inauguração do projeto do banco ortopédico junto com a prefeitura, e do projeto do banco de leite materno junto ao Hospital Tacchini. Ambos os projetos são muito bem recebidos pela sociedade comum. A exemplo do nosso banco de leite humano, que recolhe leite em mais de 50 cidades ao nosso redor e beneficia muitas crianças”, explica. 

Neste ano, um dos principais objetivos é o crescimento dos clubes que estão localizados na comunidade bento-gonçalvense em prol do bem comum. A união, segundo Gilberto, é a chave para que a entidade consiga expandir cada vez mais a sua área de atuação, com o objetivo de atingir de forma positiva um número cada vez maior de pessoas. “A união dos nossos clubes é fundamental para o crescimento de todos nós. Sempre estaremos trabalhando pela nossa sociedade”, comenta. 

Com o mês da mulher, o Rotary Clube Mulheres da Serra promove, no dia 12 de março, um baile/jantar no Clube São Bento, o qual será uma de suas primeiras ações do ano. Recentemente, o Rotary Clube do Distrito 4700 se reuniu com o distrito de Aracaju promovendo a integração de voluntários. Em 2022, a entidade promete fortalecer ainda mais os laços com a comunidade através de ações sociais junto com a prefeitura e entidades do município. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários