O primeiro homicídio do ano de Bento Gonçalves foi marcado por controvérsias. Um homem atira em três pessoas, mata um deles e se entrega à polícia. Por trás deste cenário de sangue, ocorrido na noite desta terça-feira, 16, em Bento Gonçalves, está muito mais do que apenas o crime em si. As vítimas possuem antecedentes criminais, enquanto o autor dos disparos apenas delitos considerados leves, como desobediência. O acusado do crime foi recolhido ao presídio.
O homicídio ocorreu devido a uma desavença envolvendo a venda de um automóvel Gol, com palcas de Lagoa Vermelha. O autor dos disparos, identificado como sendo Robson Lisboa de Almeida, de 29 anos, tinha vendido o veículo para um indivíduo, que não efetuou o pagamento. Na tarde desta terça-feira, 16, Almeida, reaveu o carro, desfazendo o negócio.
Quando chegava em casa, por volta das 20h30min, foi rendido por três homens e obrigado a sair do veículo, que eles queriam levar embora. O jovem Michael Borges Scalon, o Micha, de 19 anos, era quem estava armado, e teria colocado a arma na cintura, após eles fazerem Almeida deitar no chão. Junto com ele também estava Eduaro Barros da Cruz, o Duca, que seria tio do indivíduo que havia comprado o automóvel.
Num momento de distração do indivíduo, Robson Almeida, que treina técnicas de defesa pessoal, entrou em luta com Michael Scalon e tomou sua arma, efetuando quatro disparos contra os três indivíduos. Os disparos acertaram Scalon e Cruz. Um terceiro indivíduo, identificado apenas pelo apelido de Gordinho, conseguiu fugir do local.
Michael Borges Scalon foi socorrido e encaminhado até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do São Roque. Eduardo da Cruz, também ficou ferido e foi atendido no hospital, mas não corre risco de morte. Quando estava sendo examinado, os atendentes do hospital encontraram uma porção de maconha em um de seus bolsos. A droga foi entregue à polícia.
Michael Scalon tinha vários antecedentes criminais quando era menor infrator e, segundo moradores do condomínio no bairro Ouro Verde, era uma pessoa violenta. Ele completaria 20 anos nesta quinta-feira, 18. O mesmo vale para Eduardo da Cruz, que tem antecedentes po tráfico de drogas, roubo e homicídio.
Logo após o crime, Robson Almeida se entregou aos policiais da Brigada Militar e foi conduzido até a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) para o registro de ocorrência policial. Apesar das alegações de Almeida, o delegado de plantão determinou a prisão em flagrante do autor dos disparos e requisitou ao juiz sua prisão preventiva. A arma utilizada no crime, um revólver calibre 38 com a numeração raspada, foi apreendida. O automóvel Gol também foi apreendido pois, segundo os policiais, havia o risco que familiares das vítimas ateassem fogo ao veículo.
Mín. 17° Máx. 25°