A categoria sub-20 do Esportivo se reapresentou oficialmente nesta terça-feira (22), no Estádio Montanha dos Vinhedos, para o início da pré-temporada visando as competições de 2022. A equipe retornou aos trabalhos ao lado da categoria sub-17, que já vinha competindo no início do ano. Do grupo da equipe sub-20, dez atletas vão integrar o elenco profissional comandado pelo técnico Carlos Moraes.
De acordo com o técnico da equipe sub-20, Marcelo Nunes, os atletas que vão subir para a equipe principal do Esportivo para o início da pré-temporada são o goleiro Cauã, os zagueiros Igor e Éric Costa, os laterais André e Gabriel Kunz, os volantes Nathan Dutra, Victor Longhi e Yuri e os atacantes Emerson e Fernando. Dentre eles, Éric e Nathan fizeram parte da campanha do título do Interior em 2020.
Os grupos de atletas de ambas as categorias contam majoritariamente com jogadores que já estavam na base do clube, com o acréscimo de jovens talentos oferecidos ao alviazul que passarão por um período de testes.
A direção ainda não definiu as competições de categorias de base que o Esportivo vai disputar em 2022. O clube estuda a viabilidade de contar com, ao menos, uma equipe de base disputando o Campeonato Gaúcho da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), cuja competição o alviazul não participa há dois anos com nenhuma categoria.
O primeiro amistoso está previsto para o dia 25, diante de um combinado da cidade, no campo do Geremia, em Bento Gonçalves. Outros confrontos devem ocorrer com a ideia de selecionar os atletas que terão prioridade na formação do elenco que disputará a Série A2. “Teremos dez meninos subindo para a equipe profissional. Esse é o nosso principal troféu: revelar atletas para o clube. Na Sub-19 temos um total de 15 atletas, fora os dez jogadores que sobem para o profissional. Torcemos que esses meninos consigam corresponder e ajudar o clube a subir para a primeira divisão”, comenta o técnico Marcelo Nunes.
A antecipação dos trabalhos com os jovens é uma forma de valorizar o trabalho das categorias de base e criar uma identidade com o clube, de acordo com o gerente de futebol, Luis Fernando Hannecker. "Nossa ideia é que esses atletas nos ajudem durante a Série A2 e também possam criar uma oportunidade de negócio, caso se destaquem durante a competição", projeta.
Preparativos também no profissional
O elenco profissional tem apresentação marcada para o dia 1º de março – outros jogadores chegam a Bento Gonçalves após o término do Campeonato Gaúcho. A trajetória do Esportivo na Série A2 terá início contra o Brasil de Farroupilha, em partida no dia 9 ou 10 de abril – em data a ser confirmada pela Federação Gaúcha de Futebol (FGF) –, no Estádio das Castanheiras. A estreia no Montanha dos Vinhedos será diante do Glória, de Vacaria, no dia 16 ou 17 de abril.
Além dessas equipes, o Alviazul enfrentará na primeira fase, em jogos de turno e returno, Cruzeiro (Cachoeirinha), Gaúcho (Passo Fundo), Tupi (Crissiumal) e Veranópolis. O grupo B é formado por Avenida (Santa Cruz), Guarani (Venâncio Aires), Inter (Santa Maria), Lajeadense, Pelotas, Santa Cruz, São Gabriel e São Paulo (Rio Grande). Classificam-se à fase seguinte os quatro melhores de cada chave. Quartas de final, semifinais e final serão disputadas em jogos de ida e volta. O campeão e o vice garantem acesso ao Gauchão 2023.
Mín. 13° Máx. 29°