13°C 29°C
Bento Gonçalves, RS
Publicidade

Esportivo Sub-20 se reapresenta para o início da temporada e promove atletas ao elenco principal

Clube ainda vai definir as competições as quais vai participar neste ano. Ao todo, 10 atletas da base vão compor a equipe profissional na pré-temporada visando a Divisão de Acesso. Conheça quem são:

22/02/2022 às 16h13 Atualizada em 22/02/2022 às 20h19
Por: Kevin Sganzerla Fonte: NB Notícias
Compartilhe:
Volante Nathan esteve integrado ao elenco principal no Gauchão e na Série D em 2021 / Foto: Kévin Sganzerla
Volante Nathan esteve integrado ao elenco principal no Gauchão e na Série D em 2021 / Foto: Kévin Sganzerla

A categoria sub-20 do Esportivo se reapresentou oficialmente nesta terça-feira (22), no Estádio Montanha dos Vinhedos, para o início da pré-temporada visando as competições de 2022. A equipe retornou aos trabalhos ao lado da categoria sub-17, que já vinha competindo no início do ano. Do grupo da equipe sub-20, dez atletas vão integrar o elenco profissional comandado pelo técnico Carlos Moraes. 

De acordo com o técnico da equipe sub-20, Marcelo Nunes, os atletas que vão subir para a equipe principal do Esportivo para o início da pré-temporada são o goleiro Cauã, os zagueiros Igor e Éric Costa, os laterais André e Gabriel Kunz, os volantes Nathan Dutra, Victor Longhi e Yuri e os atacantes Emerson e Fernando. Dentre eles, Éric e Nathan fizeram parte da campanha do título do Interior em 2020. 

Zagueiro Éric Costa passou por todas as categorias inferiores do Clube Esportivo e já somou oportunidades no time principal desde 2019 / Foto: Kévin Sganzerla

Os grupos de atletas de ambas as categorias contam majoritariamente com jogadores que já estavam na base do clube, com o acréscimo de jovens talentos oferecidos ao alviazul que passarão por um período de testes. 

A direção ainda não definiu as competições de categorias de base que o Esportivo vai disputar em 2022. O clube estuda a viabilidade de contar com, ao menos, uma equipe de base disputando o Campeonato Gaúcho da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), cuja competição o alviazul não participa há dois anos com nenhuma categoria. 

O primeiro amistoso está previsto para o dia 25, diante de um combinado da cidade, no campo do Geremia, em Bento Gonçalves. Outros confrontos devem ocorrer com a ideia de selecionar os atletas que terão prioridade na formação do elenco que disputará a Série A2. “Teremos dez meninos subindo para a equipe profissional. Esse é o nosso principal troféu: revelar atletas para o clube. Na Sub-19 temos um total de 15 atletas, fora os dez jogadores que sobem para o profissional. Torcemos que esses meninos consigam corresponder e ajudar o clube a subir para a primeira divisão”, comenta o técnico Marcelo Nunes. 

Foto: Kévin Sganzerla

A antecipação dos trabalhos com os jovens é uma forma de valorizar o trabalho das categorias de base e criar uma identidade com o clube, de acordo com o gerente de futebol, Luis Fernando Hannecker. "Nossa ideia é que esses atletas nos ajudem durante a Série A2 e também possam criar uma oportunidade de negócio, caso se destaquem durante a competição", projeta.

Preparativos também no profissional

O elenco profissional tem apresentação marcada para o dia 1º de março – outros jogadores chegam a Bento Gonçalves após o término do Campeonato Gaúcho. A trajetória do Esportivo na Série A2 terá início contra o Brasil de Farroupilha, em partida no dia 9 ou 10 de abril – em data a ser confirmada pela Federação Gaúcha de Futebol (FGF) –, no Estádio das Castanheiras. A estreia no Montanha dos Vinhedos será diante do Glória, de Vacaria, no dia 16 ou 17 de abril. 

Além dessas equipes, o Alviazul enfrentará na primeira fase, em jogos de turno e returno, Cruzeiro (Cachoeirinha), Gaúcho (Passo Fundo), Tupi (Crissiumal) e Veranópolis. O grupo B é formado por Avenida (Santa Cruz), Guarani (Venâncio Aires), Inter (Santa Maria), Lajeadense, Pelotas, Santa Cruz, São Gabriel e São Paulo (Rio Grande). Classificam-se à fase seguinte os quatro melhores de cada chave. Quartas de final, semifinais e final serão disputadas em jogos de ida e volta. O campeão e o vice garantem acesso ao Gauchão 2023.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários