Como o NB Notícias já havia antecipado ainda no domingo, dia 20, o secretário de Meio Ambiente de Bento Gonçalves, Claudiomiro Laurindo Dias, foi exonerado do cargo. A demissão foi publicada no Diário Oficial Eletrônico (DOE) nesta terça-feira, dia 22.
Ele cai após a repercussão extremamente negativa relacionada ao caso de desmatamento irregular de uma enorme área junto à BR-470 e à denúncia de omissão de servidores da pasta na retirada de gatos de uma casa no bairro Conceição.
Seu adjunto, Valcir Schell, que segundo relatos estava presente durante a remoção forçada dos felinos – levados para um lugar ainda incerto –, também deve deixar o posto, mas sua saída não foi publicada na primeira edição do DOE desta terça.
A prefeitura informou em nota que o prefeito Diogo Siqueira e o vice Amarildo Lucatelli assumirão, interinamente, a Secretaria Municipal do Ambiente (Smmam). Confira o comunicado na íntegra.
"Prefeito e vice assumem a pasta do Meio Ambiente interinamente
A partir desta terça-feira (22) o prefeito de Bento Gonçalves, Diogo Siqueira, assume o comando da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. E o vice-prefeito Amarildo Lucatelli vai assumir a área de serviços de rua e limpeza urbana.
O chefe do executivo passa ocupar a pasta até então administrada por Claudiomiro Dias, que teve seu desligamento da pasta na manhã de hoje.
A medida, além de uma demonstração da importância da área e da proteção dos direitos animais para a gestão municipal, garante total transparência para as apurações que estão em curso.
Os canais da ouvidoria do município seguem abertos para denúncias e compartilhamento de qualquer informação. O contato pode ser feito por telefone — 0800 979 6866 — ou WhatsApp — (54) 3055-7142."