Com o aumento de crimes em Bento Gonçalves, a necessidade de investimentos na parte de segurança se tornou prioridade. Com apenas 64 câmeras de vigilância distribuídas na cidade, a Prefeitura está avaliando as condições das mesmas e aguardando o planejamento da Secretaria de Segurança para a aplicação do software de reconhecimento digital em locais estratégicos. Ainda não há previsão de quando isso irá ocorrer.
A câmera com reconhecimento facial é uma das mais avançadas tecnologias de monitoramento. Por meio de inteligência artificial aplicada aos sistemas de vigilância CFTV IP, ela é capaz de reconhecer rostos e identificar pessoas. Essa funcionalidade tem sido aplicada em ambientes de grande circulação – como aeroportos, shoppings e espaços públicos – para proporcionar mais segurança. Também é utilizada em grandes corporações para controle de acesso de colaboradores e cadastro de visitantes.
As câmeras que utilizam essa tecnologia captam imagens de ultra resolução, com grande nitidez e riqueza de detalhes, imagens coloridas em baixíssima luminosidade, zoom de até 60×. Em Bento Gonçalves, este tipo de tecnologia deve ser utilizada nas ruas com maior movimento, como a Marechal Deodoro (Via del Vino) e Cândido Costa, além de pontos como a Via Gastronômica e até algumas praças da cidade.
Reunião com o vice-governador
Em reunião com o vice-governador, Ranolfo Júnior, na última quinta-feira, 17, em Porto Alegre, o Prefeito Diogo Siqueira e o Tenente Coronel Paulo Carvalho, Secretário municipal de Segurança Pública da cidade, foram em busca de mais verbas para a compra de equipamentos e novas viaturas para cidade por meio do Programa de Incentivo ao Aparelhamento da Segurança Pública do Estado do Rio Grande do Sul (PISEG), além da solicitação de assinatura do convênio com a Brigada Militar para a formação da nova turma da Guarda Civil Municipal de Bento Gonçalves, que já está em fase final, aguardando aprovação e publicação em Diário Oficial do Estado.
Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura, serão convocados 28 aprovados no Concurso Público para a GCM e com isso será possível cooperar com maior cobertura na segurança pública municipal e atender as demandas geradas pelos demais órgãos do município. Também busca-se ter um grupo mais heterogêneo para compor grupamentos em funções especializadas a partir da afinidade com as atividades.
Além disso, também foi abordado durante o encontro a demolição do antigo Presídio e a construção da nova Central de Polícia, mas que não tiveram nenhuma atualização de quando e nem como irá ocorrer.
Mín. 17° Máx. 24°