Após uma semana marcada por escândalos pesados envolvendo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Bento Gonçalves, como a matança de gatos com conivência de servidores da pasta e a obra irregular que ocorria há três meses em um loteamento às margens da BR 470 e que desmatou mais de 2,5 hectares de terra, sobrou para o titular da secretaria Claudiomiro Dias, que deve ter sua exoneração publicada no Diário Oficial do Município. Além dele, também deve cair o secretário-adjunto da pasta, Valcir Luiz Schell, que é acusado de estar presente no momento da retiradas de gatos de uma casa no bairro Conceição.
A reportagem do NB Notícias apurou que o secretário do Meio Ambiente, Claudiomiro Dias, teria sido comunicado de sua exoneração. Nesta segunda-feira, 21, uma reunião deverá definir o futuro do secretário-adjunto, Valcir Luiz Schell. A informação é de que até terça-feira, 22, deve ser publicada no Diário Oficial do Município o desligamento dos dois da secretaria, com uma tradicional exoneração a pedido, para evitar mais especulações. Os escândalos envolvendo o maior desmatamento da história de Bento Gonçalves, ocorrido na quarta-feira, 16, e o massacre de vários gatos retirados de uma casa no bairro Conceição, não agradaram o prefeito Diogo Siqueira, que tomou providências rápidas para resolver a situação.
Oficialmente, a prefeitura não confirma a exoneração dos dois secretários. Em contato com a reportagem do NB Notícias, a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Bento Gonçalves informou que não há nenhuma informação que indique a exoneração dos cargos em comissão. Claudiomiro Dias está à frente da Secretaria Municipal do Meio Ambiente desde o dia 1º de março de 2017, no segundo mandato de Guilherme Pasin, e seguiu na pasta no governo Diogo Siqueira. Valcir Luiz Schell assumiu como secretário-adjunto da pasta no dia 1º de julho de 2020.
Além da exoneração dos secretários, o prefeito ordenou a abertura de sindicância para apurar as responsabilidades de servidores municipais nos dois casos. Em suas redes sociais o prefeito se manifestou sobre o caso dos gatos. "Determinei a abertura de sindicância para apurar a conduta de servidores em ação realizada pela Secretaria do Meio Ambiente em residência no Bairro Conceição nesta semana. Os fatos serão apurados com total isenção e responsabilidade. Não compactuo com maus tratos; o respeito e a defesa dos animais são bandeiras de toda sociedade. A apuração é uma reafirmação do compromisso da gestão municipal com a verdade e com a defesa da vida e do bem-estar animal", informa a postagem.
Mín. 14° Máx. 25°