Um procedimento minucioso e quase artesanal tem ganhado famano Brasil, impulsionado, especialmente, pelas celebridades. Popularizadas sob onome de lentes de contato dentais, as facetas laminadas são uma espécie decapinha que recobre os dentes eliminando imperfeições.
Utilizando peças de porcelana finíssimas – têm, em média,0,3mm – coladas no esmalte, o profissional consegue harmonizar o sorriso dopaciente em um prazo que pode variar entre três e quatro semanas. Apesar dealcançar um resultado muito mais rápido do que os aparelhos ortodônticos, adecisão de indicar ou não o tratamento requer tempo e uma análise detalhada dosobjetivos desejados.
Antes de sentar na cadeira do dentista, é preciso fazer umalonga entrevista para expor suas necessidades. “É uma técnica de transformaçãoe aprimoramento do sorriso que transcende o processo de chegar ao dentista erestaurar. É muito mais profundo. Mexe com o psicológico e com a maneira que aspessoas interagem na sociedade”, destaca o dentista João Carlos Bordin.
Confira maisinformações sobre o procedimento.
Como é feito
Nem todas as pessoas podem ter indicação para fazer otratamento, assim como não há necessidade de fazê-lo em toda a boca. É possívelmelhorar a aparência de apenas um ou dois dentes, conforme avaliação doprofissional.
Passada a etapa da entrevista, são feitos exames clínicosque avaliam a saúde bucal e a possibilidade de executar o procedimento. Se tudoestiver em dia, o dentista fotografa os dentes e faz uma série de cálculos eanálises no computador para definir o padrão das facetas. A partir dessasinformações, é elaborado o mock up (tipo de molde no qual são feitos os últimosajustes antes da confecção das "lentes"). Esse é o primeiro contatovisual que o indivíduo tem com o novo sorriso. Depois de acertar todos os detalhes,as facetas são produzidas.
Antes da colocação, os dentes são preparados para receber asfacetas, o que pode ou não exigir o desgaste dental. Na última sessão, asfacetas são coladas com um cimento resinoso, similar ao usado em restaurações.Depois de finalizado o procedimento, os únicos cuidados recomendados são os dehigiene básica. Também é importante visitar o dentista uma vez por ano paraavaliação das lentes e realização da manutenção, quando necessário.
Quem pode fazer
Pessoas que têm os dentes muito pequenos em relação à arcadadentária, espaços grandes entre eles ou mesmo dentes em formato inadequado sãoalguns dos casos com indicação para o tratamento, que é contraindicado parafins específicos de clareamento. Como as facetas são muito finas, fatores comocor do dente natural e do cimento podem influenciar no tom final. Mordidaerrada e bruxismo severo são alguns dos impeditivos para fazer o procedimento.
Tem risco?
Considerado seguro por dentistas, o procedimento deve serfeito por um profissional treinado. “A taxa de sucesso é extremamente elevada,desde que o planejamento seja bem feito”, finaliza Bordin.
Onde encontrar otratamento?
Instituto Bordin - Rua 14 de Julho, 920, Bairro do Parque,Farroupilha
Telefone: 54 3268-1215 (54) 98139-8508
Mín. 13° Máx. 29°