Em 2003, logo após a inauguração da pista da Praça centenário, um grupo de skatistas fundaram a Associação Bento-Gonçalvense de Skate (AB Skate), a qual teve papel preponderante no fomento da modalidade na cidade. Depois de anos, a entidade foi reativada por um grupo de praticantes em 2022, visando tornar Bento Gonçalves novamente uma referência no skate na região e no Estado.
Com o aumento de skatistas em Bento Gonçalves, reflexo do sucesso da modalidade nas Olimpíadas de Tóquio, realizadas no ano passado, um grupo de jovens buscou reativar a associação com o intuito de voltar a representar e fomentar a modalidade no município. Antes, a organização de eventos era encarregada por duas lojas de skate na cidade. Agora, com a AB Skate, o objetivo é promover competições e encontros e reivindicar um local apropriado para a prática para que, num futuro próximo, a cidade possa novamente receber etapas do Campeonato Gaúcho de Skate.
Veja também: Sensação nas Olimpíadas, skate luta pela desmarginalização e pela busca por espaços e incentivo
Conforme o secretário da AB Skate, Gregory Lando, a iniciativa foi motivada com o objetivo de representar os skatistas e trazer de volta a cena do skate para Bento Gonçalves e região. “A ideia de reativar a associação é de trazer de volta a cidade para a cena do skate, que desde 2005, quando nasceu formalmente a associação, o município era referência e sediava etapa do Campeonato Gaúcho. Agora queremos trazer de volta isso para Bento”, explica.
De acordo com Gregory, a associação prevê a realização de quatro eventos em 2022, atentando-se a compreender todos os públicos. “Temos a ideia de fazer cerca de quatro competições por ano: um justamente para a categoria feminino para incentivar ainda mais. Hoje já tem várias meninas na cidade que andam, porém acreditamos que se trouxermos um campeonato feminino o esporte com certeza vai crescer no meio do público feminino. Também queremos fazer um campeonato iniciante, para incentivar a gurizada que está começando agora no skate”, comenta.
A longo prazo, a AB Skate almeja trazer de volta ao município uma etapa estadual de skate, visando colocar novamente Bento no mapa do cenário da modalidade no Estado. A associação também pretende centrar suas ações em um braço social com a reativação da escolinha de skate. “É uma ideia que vem desde o começo da AB Skate. Queremos, junto ao poder público, apresentar um projeto, comprar material novo, ter um professor e, uma vez por semana, incentivar quem quiser aprender a andar de skate”, destaca.
Reinvindicação de melhorias na pista da Centenário é uma das bandeiras da AB Skate
A pista de skate da praça Centenário, palco de inúmeros eventos promovidos por skate shops, foi inaugurada em 2003. Desde então, foi realizada uma única reforma. “O espaço que temos na cidade, que é a pista, além do modelo dela ser ultrapassado e ser difícil de praticar, as condições estão bem complicadas”, analisa o vice-presidente da associação, Thiago Scarpin.
Segundo Gregory, a prefeitura prometeu melhorias no local. “O último evento foi realizado por uma loja antes da associação e foi convidado o prefeito, que se fez presente e prometeu uma revitalização da antiga pista. Hoje, a pista conta com muitos buracos e rachaduras e acaba enfraquecendo o esporte e acaba desanimando um pouco os atletas que estão iniciando, a nova geração”, comenta.
Thiago salienta que o esporte cresceu de forma exponencial nos últimos anos e que a estrutura que o município conta já não comporta os skatistas da cidade e eventos de grande porte, como uma etapa de estadual.
“Temos um crescimento bem grande de procura e muitas pessoas começaram a andar de skate. Houve muita procura, muita gente comprando skate e se informando. O pessoal vem e já quer saber onde tem lugares para andar e acabamos direcionando. Mas sabemos que lá na Centenário tem coisas assim que para uma criança não é legal. Então acabamos direcionando para outros lugares”, explica.
A falta de segurança também é outro problema relatado pelo vice-presidente da associação. “A questão da segurança melhoraria se a praça fosse mais povoada. Acredito que tendo um bom espaço para a prática de esportes, os pais poderiam levar os seus filhos com tranquilidade. Isso não se limita na parte da pista. A praça é enorme, é linda, tem muitas coisas que podem ser feitas”, opina.
De acordo com Thiago, um dos skatistas fez um projeto de ampliação e de revitalização da pista, a qual já está em trâmites no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (Ipurb). “Não é uma pista nova, pois sabemos que a política pública é demorada, e não queremos esperar 10 anos para ter o espaço, então tentamos montar uma opção que desse para usar a parte da pista que já tem e construir uma parte nova. Seria um custo bem menor e viável”, afirma.
A composição da AB Skate tem como pesidente Fagner Mezzomo, vice Tiago Scapin, secretário Gregory Lando, tesoureiro Renan Vasques, conselheiros fiscais Diego Larentis, Jonathan Andrés e Eduardo Do Nascimento e suplentes do conselho Márcio Karkling, André Scarmin, Lucas Ficanha e Willian Sarate.
Mín. 13° Máx. 29°