Após a retomada da categoria sub-19 do Esportivo em 2021, o presidente do clube, Leocir Glowacki, afirmou que os trabalhos na equipe terão sequência na atual temporada. Um projeto junto à Lei de Incentivo ao Esporte já foi aprovado e captado para a sua execução no primeiro semestre. Além disso, há a previsão de um segundo projeto que está em desenvolvimento para a categoria sub-17, atual campeã da Sul Cup, em Estância Velha.
O clube prevê a realização de um "peneirão" entre fevereiro e março para a formação do grupo de atletas da categoria sub-19. Além disso, o técnico Carlos Moraes deverá contar com alguns atletas que fizeram parte da equipe de base em 2021 para integrar o elenco profissional para a Divisão de Acesso.
Segundo o mandatário, também será estudada a possibilidade do retorno do Esportivo em uma competição estadual de base da Federação Gaúcha de Futebol (FGF). “Temos um projeto aprovado e captado para a categoria Sub-19. Também temos o projeto da Sub-17 que está em trâmites para aprovação. Estamos estudando a viabilidade de participar com alguma categoria na competição estadual da FGF e, com certeza, os atletas que estão se destacando em suas categorias e estiverem preparados terão oportunidades no elenco profissional”, destaca.
“Hoje estamos colhendo o que foi plantado lá atrás”, comenta Leocir
Em fevereiro, a base do Esportivo protagonizou bons resultados na disputa da Sul Cup, que foi realizada na região metropolitana, com sede principal em Estância Velha. A categoria sub-15, comandada por Rafael Mendes, ficou com o vice-campeonato, enquanto que o time sub-17 do alviazul, treinado por Marciano Bianchi, se sagrou campeão da competição de base, iniciando a temporada 2022 com uma grande conquista.
O título foi muito comemorado pela direção do Esportivo, que tem como principal bandeira de sua gestão o desenvolvimento e a formação de atletas através da escolinha e da base do clube. “A base do clube vem sendo trabalhada de longa data, e hoje estamos colhendo o que foi plantado lá atrás”, comenta o presidente, que complementa:
“Presenciar as conquistas de vice-campeão e de campeão é sempre gratificante, indiferente se é time profissional ou base. Quando está dentro de campo, sempre é Esportivo, a emoção, a torcida, a vibração ela é sempre intensa. Sabemos o quanto isso é importante e com certeza vamos dar continuidade nesse trabalha”, salienta Leocir.
Para o presidente, as conquistas da base são de extrema importância, tanto para o Esportivo quanto para os próprios atletas. “Para o clube, nos mostra que estamos no caminho certo, que é fortalecer a base para a formação dos jovens. Sabemos que não são todos que poderão se tornar jogadores profissionais, mas todos poderão um dia ser médicos, engenheiros, arquitetos. E com certeza os que estão aqui serão eternos torcedores do Esportivo e terão muitas histórias para contar. E para os atletas é importante para ter a maturidade, experiência de competir, de controlar a emoção, a ansiedade, e isso fará uma grande diferença quando o atleta chegar ao profissional”, explica.
Mín. 13° Máx. 29°