A partir de denúncias da exibição de um veículo com características da Polícia Rodoviária Federal (PRF), agentes rodoviários federais, com o apoio da Polícia Militar e da Guarda Municipal de Balneário Camboriú, apreenderam na tarde de domingo, 13, uma picape VW/Saveiro que estava caracterizada com as cores, emblemas e símbolos iguais aos de uma viatura da PRF. A conduta é crime, previsto no Código Penal. Ninguém foi preso e o carro foi apreendido.
O veículo estava presente em um evento automobilístico em um autódromo no bairro Nova Esperança. No momento em que os policiais chegaram no local, diversos indivíduos correram para retirar da picape a plotagem característica da PRF.
O homem que exibia a Saveiro em seu perfil pessoal de uma rede social não foi encontrado no evento, apenas o pai dele apresentou-se aos policiais para esclarecimentos. O veículo é emplacado em Curitiba/PR e está registrado na cor prata. Ele foi guinchado e levado à Polícia Federal em Itajaí, que vai abrir inquérito para apurar as responsabilidades.
O uso de emblemas da administração pública por quem não pertence aos seus quadros é crime, previsto no artigo 296 do Código Penal, e prevê pena de dois a seis anos de reclusão.