Para começar, é importante saber que há, sim, um modo correto de se 'livrar' dessas peças. Não vale só jogar no lixo! Roupas devem ser descartadas em locais específicos, para que sua destinação seja adequada e sua reciclagem aconteça de forma correta. Caso contrário, os prejuízos ambientais podem ser enormes.
Estima-se que são geradas, no Brasil, 170 mil toneladas de resíduos têxteis por ano e 80% deste volume vai parar em aterros!
O processo de decomposição dos tecidos pode levar meses (ou até centenas de anos!), trazendo prejuízos ao solo e aos lençóis freáticos. E a contaminação desse tipo de resíduo ainda libera gases de efeito estufa, um dos maiores causadores do aquecimento global.
RECICLAGEM DE ROUPA
Isso existe e é muito recomendado. Neste processo, o tecido é transformado em fios, que poderão ser usados como matéria-prima para a fabricação de novos produtos Você pode procurar a fabricante do seu produto para saber se é possível devolvê-lo. Desta maneira, consegue garantir um descarte correto para reuso ou reciclagem da peça.
A PNRS, inclusive, responsabiliza as empresas pelo pós-consumo de seus itens e algumas delas têm projetos bem interessantes nesta área a chamada logística reversa.
A C&A, as Havaianas e a Puket, por exemplo, possuem planos muito legais de reciclagem de roupas.
Outra possibilidade é verificar se é possível reformar ou consertar essas peças para aumentar seu tempo de uso, criando novos looks.
DOAÇÃO DE ROUPAS
Aqui está uma bela maneira de descartar roupas. Há várias instituições que podem receber (itens em bom estado, é sempre bom reiterar) e repassar aquelas peças que você não quer mais e estão ocupando espaço em seu guarda-roupa.
Como descartar roupas e, de quebra, fazer uma boa ação? Essa é a resposta!
Já parou para pensar que as roupas usadas que você tem em casa podem valer e muito! Para outras pessoas? Pois é, antes de descartar roupas por aí, de maneira incorreta, pense também nessa possibilidade.
A troca de roupas pode ser uma saída sustentável para 'despachar' peças que não lhe agradam mais e conseguir novos itens. Há organizações que se dedicam a promover bazares e reunir pessoas para que realizem suas permutas.
VENDA DE ROUPAS
Você também pode vender as roupas velhas que não quer mais em brechós ou pela internet. Ao fazer isso, estende a vida útil das peças e reduz a demanda por roupas novas, lucrando com isso e praticando a chamada economia circular. A venda pode ser em grupos nas redes sociais ou em sites especializados.
O descarte incorreto de roupas velhas pode causar um problemão para os lençóis freáticos e para o solo. Esses resíduos liberam gases de efeito estufa, que causam o aquecimento global e as mudanças climáticas.
Contudo, isso pode ser evitado se deixarmos de lado certos comportamentos, sendo mais amigáveis com o meio ambiente. O Planeta Terra agradece!
Fantástico' mostrou os impactos socioambientais causados descarte de forma inapropriadano domingo de 13/02/2022.