A Federação Gaúcha de Futebol (FGF) definiu, em Congresso Técnico realizado nesta quarta- feira (09), as datas, os grupos e o regulamento da Divisão de Acesso de 2022. A competição terá início no dia 10 de abril, e se estenderá até o dia 24 de julho. O Esportivo, que foi rebaixado do Gauchão na temporada passada, vai compor o grupo A da competição estadual.
Os 16 clubes participantes foram divididos em dois grupos regionalizados, os quais vão se enfrentar em trupo e returno dentro de suas respectivas chaves. Classificam-se os quatro melhores colocados de cada grupo. As quartas de final, semifinais e final serão disputadas em jogos de ida e volta. Os finalistas da competição garantem vaga para o Gauchão 2023. Os últimos colocados de cada chave serão rebaixados à Terceirona Gaúcha.
O Esportivo terá como adversários na primeira fase o Brasil de Farroupilha, Cruzeiro (Cachoeirinha), Gaúcho (Passo Fundo), Glória de Vacaria, Passo Fundo, Tupi de Crissiumal e Veranópolis. O grupo B, por sua vez, será composto por Avenida, Guarani (Venâncio Aires), Inter de Santa Maria, Lajeadense, Pelotas, Santa Cruz, São Gabriel (ou Bagé) e São Paulo de Rio Grande. A tabela de jogos será divulgada em breve pela entidade.
Dentre os participantes, o Esportivo é o maior campeão da Divisão de Acesso com três conquistas, ao lado do Gaúcho de Passo Fundo. Em sua trajetória no futebol do Rio Grande do Sul, o alviazul se sagrou campeão em 1969, 1999 e 2012 e ficou com o vice em 1981 e 2019, no ano do seu centenário. Será a 26ª participação do Esportivo no segundo escalão do futebol gaúcho.
GRUPO A
Brasil de Farroupilha, Cruzeiro, Esportivo, Gaúcho, Glória de Vacaria, Passo Fundo, Tupi e Veranópolis
GRUPO B
Avenida, Guarani, Inter de Santa Maria, Lajeadense, Pelotas, Santa Cruz, São Gabriel* e São Paulo de Rio Grande
Por conta da Covid-19, a competição terá regras específicas - semelhantes as que foram definidas para o Gauchão - Série A. Os jogadores precisarão apresentar o ciclo vacinal completo (duas doses da vacina) ou apresentar teste negativo RT-PCR, no mínimo 24 horas antes da partida.
*O GE Bagé pode ocupar o lugar do São Gabriel, dependendo do resultado do Julgamento 388/2021 no STJD.
Mín. 13° Máx. 29°