Política Funcionalismo
Secretário de Governo está entre os 50 concursados a serem chamados pela prefeitura de Bento
Henrique Nuncio ocupa a posição 99 no certamente realizado em 2018, mas deve ser nomeado como servidor efetivo após a criação das cinco dezenas de novos cargos
04/02/2022 10h07 Atualizada há 3 anos
Por: Marcelo Dargelio
(Reprodução)

A prefeitura de Bento Gonçalves pretende criar 50 novos cargos de Assessor Administrativo para "suprir a demanda das diversas secretarias e repartições" e, assim, poder convocar mais uma leva de aprovados no concurso público realizado em 2018. Chama a atenção que, entre os nomes, quase nas últimas posições, está o atual secretário de Governo (e vereador eleito), Henrique Nuncio.

Até o momento, desde a homologação do certame, 62 candidatos classificados já foram convocados, o que não significa, necessariamente, que todos tenham assumido a função. Com a criação dos 50 novos postos efetivos, poderão ser chamados, inicialmente, os habilitados até a 112ª colocação – Nuncio está em 99º, de acordo com edital de homologação publicado no site da banca (página 7 do documento).

Diante desta possibilidade, algumas pessoas indagaram à reportagem do NB Notícias se, depois de nomeado como servidor, caso retorne à cadeira de secretário, Nuncio poderá incorporar vencimentos do cargo em comissão aos de funcionário de carreira. O questionamento foi levado ao Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Bento Gonçalves (Sindiserp-BG), que informou não haver incorporação de salários nestes casos.

Em meio ao trâmite do projeto de criação dos cargos, o vereador Anderson Zanella (Progressistas) chegou a pedir vistas da matéria. Depois de a prefeitura informar a lista de convocados, contudo, o parlamentar solicitou que a proposição retorne à pauta e seja incluída na Ordem do Dia para votação, o que deve ocorrer em breve, já que o texto foi protocolada pela administração em regime de urgência.