Após o Programa Ponto & Vírgula exibir na segunda-feira, 31 de janeiro, uma denúncia de "sumiço" de uma van de transporte de deficientes que deveria ter sido entregue há vários meses para a Associação de Deficientes Físicos de Bento Gonçalves (ADEF), o veículo reapareceu em menos de 24 horas e foi entregue à entidade pela prefeitura. A entrega foi feita nesta quarta-feira, 2 de fevereiro, e os portadores de deficiência agora terão um transporte digno para realizarem as atividades na entidade.
A entrega do veículo se arrastava desde 2019, quando o município perdeu uma verba destinada para a compra do veículo, por não demonstrar interesse na utilização dos recursos. Em março de 2021, o deputado Sanderson (PSL) reenviou a emenda parlamentar para a aquisição do veículo. Desta vez, a prefeitura de Bento Gonçalves deu andamento no processo licitatório e adquiriu uma van especial, com elevador para o transporte dos portadores de deficiência. O custo do veículo foi de R$ 185 mil.
A van foi entregue para o município ainda no mês de outubro de 2021, porém o poder público não dava jeito de entregar o veículo para a ADEF. Somente em janeiro, a prefeitura agendou uma data para realizar a entrega, porém, uma pane fez com que a van tivesse que ser levada novamente à Porto Alegre.
O programa Ponto & Vírgula trouxe a denúncia do sumiço da van na segunda-feira, 31 de janeiro, relatando os fartos acontecidos e questionando os motivos da van não ter sido entregue ainda para a ADEF. Menos de 24 horas após o término do programa, o veículo já estava no pátio da Secretaria Municipal de Obras, na Linha Salgado. Ele foi lavado e higienizado, sendo entregue para a entidade na tarde desta quarta-feira, 2 de fevereiro.