Desde 2019, a prefeitura de Bento Gonçalves está envolvida em uma novela para a compra de uma van adaptada para uso da Associação dos Deficientes Físicos (Adef-BG). Inicialmente, uma emenda parlamentar encaminhada pelo deputado federal Sanderson (PSL-RS), no valor de R$ 250 mil – e que contou com a intermediação do empresário Volmar Giordani, ex-candidato a prefeito –, foi perdida por uma série de falhas burocráticas. De lá para cá, mesmo com uma nova destinação de recursos, ainda segue o impasse para fazer com que o veículo, enfim, seja entregue à entidade e cumpra com sua finalidade.
Uma licitação realizada em março de 2021 previa que o carro, com as devidas adaptações para o uso de pessoas com deficiência, seria entregue em até 90 dias, o que não ocorreu. Passado todo o ano, uma nova data para a entrega foi marcada, desta vez nos primeiros dias de 2022, mas a cerimônia acabou sendo cancelada. O motivo: a van nova simplesmente não funciona.
A concessionária vencedora do processo licitatório é de Porto Alegre e, por estar na garantia, o veículo 0km, mas que não liga, foi levado de volta para a agência. "Está com documentação, papéis e tudo pronto para entrega, seguro e afins. A demora é prevista, pois quando é recurso federal os protocolos junto governo precisam ser seguidos à risca para não haver um apontamento. Já havíamos marcado a entrega, porém um dia antes, fomos lavar e ela apresentou um problema. Foi levada para Porto Alegre para solucionar. Hoje ainda (nesta segunda-feira, dia 31) fizemos contato e falaram que já foi solucionado e estarão enviando para nós. Assim que chegar, entregaremos", explica o secretário de Esporte e Desenvolvimento Social, Eduardo Virissimo.
A previsão da administração é de que a entrega oficial ocorra nesta semana. Resta saber: a entidade receberá um veículo em condições de uso ou terá um problema nas mãos?