A Lei 13.415 alterou as Diretrizes Nacionais da Educação Básica, modificando a estrutura do Ensino Médio. Dentre as principais mudanças, está a carga horária de mil horas anuais e a implantação dos Itinerários Formativos como parte integrante do que será trabalhado com os estudantes, preparando-os para o mundo do trabalho e ampliando sua formação, a fim de tornar a escola um espaço de criação, desenvolvimento de habilidades e autoconhecimento. A implantação inicia gradativamente neste ano de 2022 e estará concluída até o ano de 2024.
Na rede municipal de Bento Gonçalves, a Escola Municipal de Ensino Médio Alfredo Aveline vem se preparando para essa mudança com formações on-line e presenciais, das quais participaram a equipe diretiva e professores da escola e também profissionais da Secretaria de Educação. Na comunidade escolar, foi realizado um levantamento acerca dos interesses dos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, que iniciarão o Ensino Médio neste ano letivo.
Assim como o restante da rede municipal, os cerca de 100 alunos do Ensino Médio da EMEM Alfredo Aveline receberão novos materiais didáticos, desta vez voltados ao trabalho com áreas de conhecimento. Essa organização curricular, presente também na nova matriz do Ensino Médio, permite o trabalho interdisciplinar e o diálogo entre as várias habilidades necessárias ao pleno desenvolvimento dos estudantes dessa faixa etária.
Complementando o trabalho com as Áreas de Conhecimento, será introduzido um componente curricular chamado Projeto de Vida, previsto pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e também pelo Referencial Curricular Gaúcho. O desenvolvimento do Projeto de Vida fará parte da área diversificada do currículo, junto aos Itinerários Formativos.
Na EMEM Alfredo Aveline, para o 1º ano do Ensino Médio serão oferecidos os Itinerários “Matemática Financeira” e “Metodologia Científica”. De curso obrigatório, esses componentes têm por objetivo fornecer aos estudantes o embasamento necessário para que realizem, nos anos seguintes, suas opções pessoais e profissionais de forma responsável e consciente.
Márcio Pilotti, diretor da EMEM Alfredo Aveline, acrescenta que “acreditando na construção de um mundo melhor, com jovens atuantes na sociedade, vamos fazer do nosso 'novo Ensino Médio’ um espaço de conhecimento que dialogue com as reais necessidades que a vida exige.”
Para a secretária de Educação, Adriane Zorzi, “o aluno espera por uma mudança no perfil no Ensino Médio, com o desenvolvimento também de habilidades não-cognitivas. Desta forma, vai ampliar e possibilitar um intercâmbio diversificado”. Dessa forma, a escola pretende se manter como referência em bons índices e projetos diferenciados, sendo que a reorganização vem para somar com o trabalho de excelência que já é desenvolvido atualmente.