Depois de anunciar oficialmente a permanência do goleiro Otávio Passos, o Esportivo vai contar com o experiente atleta Rafael Copetti para a posição para a disputa da Divisão de Acesso. O jogador, de 30 anos, ajudou o Guarany de Bagé a subir à primeira divisão em 2021, e vai atuar no Gauchão de 2022 pelo alvirrubro, sendo colega de equipe de Otávio no time de Bagé. Posteriormente, ambos vão brigar novamente pela titularidade, desta vez vestindo a camisa alviazul.
No ano passado, Rafael foi titular na campanha do vice-campeonato do Guarany de Bagé na Divisão de Acesso, ajudando o time alvirrubro a conquistar o acesso à elite. Em 19 jogos disputados, o atleta sofreu 17 gols.
Em sua trajetória, o catarinense de Chapecó conta com passagens por clubes como Internacional, União Leiria e Benfica B, ambos de Portugal, Vasco, Bragantino, ABC-RN, Serrano-PB, PSTC-PR, Pelotas, Treze-PB, Chapecoense, Sobradinho, América-RN, Gama-DF, Boavista-RJ, além do Guarany de Bagé.
Além dos goleiros Rafael Copetti e Otávio Passos, o Esportivo anunciou oficialmente as contratações do zagueiro Tairone, ex-Bagé, do volante Chicão, que atuou pelo alviazul na Série D de 2021, e o meia Wallacer, ex-Veranópolis.
Os atletas até então confirmados não entram na lista de oito fichas limite aos clubes de contratações de jogadores de primeira divisão estadual, uma vez que serão emprestados pelo Esportivo.