A Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves se reúne de forma extraordinária nesta segunda-feira, 24 de janeiro. Serão votados projetos encaminhados pela prefeitura, com destaque para o reajuste dos salários do prefeito, vice, secretário e vereadores, que foi feito de forma errada pelo poder público municipal. A sessão começa às 14h.
Serão vários projetos que estarão em votação no plenário do Legislativo. Entre eles, o polêmico projeto que reajustou o salário do prefeito, vice, secretários e vereadores na última sessão de 2021. A pressa da prefeitura em enviar o projeto, que inicialmente previa somente o reajuste dos servidores municipais, acabou provocando um erro jurídico no reajuste dos agentes políticos. Como o prefeito, vice, secretários e vereadores assumiram seus cargos em janeiro de 2021, não teriam como receber o reajuste de forma integral, que previa o pagamento retroativo a partir de abril de 2020. Com isso, a prefeitura enviou um novo projeto à Casa Legislativa, reajustando os salários dos agentes políticos em 10,06% e não 13,60%, que será repassada aos servidores e professores municipais.
Também será votado o PLO 6/2022, que prevê a criação de 50 (cinquenta) cargos da categoria funcional de Assessor Administrativo, padrão de vencimento E05, com carga horária de 40 horas semanais. Uma emenda do vereador Rafael Fantin, o Dentinho, também irá a votação e prevê a modificação na descrição dos integrantes no Conselho Municipal de Segurança.
Ainda serão votados projetos para a viabilidade de instalação de antenas de 5G no município, de viabilidade de empresas para o fornecimento de mudas viníferas ao município, mudanças na legislação do Cisga, abertura de crédito de R$ 499.475,43, e também contratações emergenciais de um engenhêiro mecânico e dois biólogos.