Em um intervalo de seis meses, a Associação Clube Imigrante, de Bento Gonçalves, saiu do amadorismo para alcançar voos surpreendentes representando o município pelo Estado. Logo em sua primeira participação em competições oficiais da Federação Gaúcha de Futebol de Salão (FGFS), a equipe conquistou um honrado 3º lugar na Série Ouro. Agora, o clube almeja manter os bons resultados e subir cada vez mais de patamar, com vistas a participar, em breve, de competições de nível nacional.
Em 2022, o time da Capital Brasileira do Vinho vai disputar, no mínimo, duas competições oficiais, incluindo a equipe principal e as categorias de base. O Imigrante vai participar novamente da Série Ouro e vai representar a cidade e a região da Serra Gaúcha na Copa RS. Já a base vai disputar a Copa Verão e os estaduais das categorias sub-13, sub-15 e sub-17.
Além disso, o vice-campeão da Série Ouro, o Liverpool, de Vila Lângaro, abriu mão da vaga para a Copa do Brasil. Portanto, o Imigrante herdou a classificação para a competição nacional. No entanto, o clube tem até o dia 31 de janeiro para viabilizar a disputa do torneio e confirmar presença.
Imigrante em 2021: conquistas que vão muito além das metas
A ascensão meteórica do Imigrante no futsal feminino gaúcho se deu em um curto espaço de tempo. Da origem, através de um grupo de amigas, o Imigrante buscou se tornar um clube esportivo para se federar à FGFS e, desta forma, competir a nível estadual. Em outubro, o clube recebeu o convite para disputar a elite do futsal feminino, uma vez que cumpriu com todos os requisitos necessários, dentre eles, contar com uma categoria de base.
Na Série Ouro, o Imigrante surpreendeu na competição. Com apenas duas derrotas em todo o campeonato, a equipe bento-gonçalvense alcançou o 3º lugar na competição, ficando à frente de clubes tradicionais no Estado. No campeonato, o clube sediou os jogos da primeira fase, no Ginásio da Madecenter, que contou com um significativo público presente para apoiar o time em sua estreia.
Na base, o clube participou do Estadual Sub-17 Feminino, visando adquirir experiência. Com uma média de idade significativamente baixa, o Imigrante não conquistou vitórias no campeonato. Em competições amadoras, por sua vez, a equipe teve um bom desempenho, conquistando títulos e boas colocações em torneios regionais.
O ano de 2021 também reservou um momento histórico para o futsal feminino de Bento Gonçalves. A Seleção Gaúcha de Futsal Feminino da FGFS disputou um amistoso diante da Seleção da Copa AGF/Imigrante. O jogo foi realizado no Ginásio Municipal Darcy Pozza e contou com as melhores atletas do Estado em quadra, as quais venceram o time de Bento Gonçalves por 6 a 0.
Fora das quatro linhas, o clube procurou se estruturar ao longo deste período para dar suporte às atletas. A diretoria, comissão técnica, liderada pelo técnico Claudenir dos Santos, e todos os demais profissionais que atuam em prol do time, como nutricionista, quiropraxista, psicóloga, fisioterapeuta, entre outros, atuam totalmente de forma voluntária.
“Queremos manter o nível que alcançamos”, pondera o gestor Daniel Delucchi
Para 2022, o principal objetivo do Imigrante é conquistar novamente a vaga para uma competição de nível nacional. Para isso, o clube necessita chegar à final da Série Ouro. Segundo o gestor do clube e auxiliar técnico, Daniel Delucchi, a equipe bento-gonçalvense vai contar novamente com atletas de grande experiência como a Pulga, ex-Seleção Brasileira, Fan Mariani, Mayara e Achley, as quais atuam também na ACBF, de Carlos Barbosa.
“Queremos manter o nível que alcançamos, e esse vai ser o grande desafio, porque chegar lá não foi nada fácil, mas agora passamos a ser um time a ser batido. Precisamos nos manter nas primeiras posições para alcançar a nossa principal meta para o ano que vem, que é conquistar novamente uma vaga para disputar a competição nacional e representar o Estado. Então precisamos ficar em primeiro ou em segundo lugar no campeonato estadual”, explica Daniel.
O grupo principal do Imigrante conta, atualmente, com 30 atletas. A expectativa, segundo Daniel, é que o número de jogadoras chegue aos 40 no início dos treinamentos em 2022. “Nosso time não tem teste. Você vem, faz o primeiro treino e começa a treinar conosco. Porém é necessário ter uma rotina de treinos, ou seja, treinar no mínimo três a quatro vezes por semana, e tem a mensalidade, porque temos ainda os custos de viagem, quadra, entre outros”, comenta.
Para a disputa da Série Ouro, são convocadas as melhores atletas do grupo, que se juntam ao quarteto principal do clube que, até então, não treinam com as demais atletas. No entanto, o Imigrante busca participar de competições amadoras ao longo do ano para dar oportunidade para todas as atletas jogarem. De acordo com Daniel, todas as jogadoras são federadas e têm a oportunidade de integrar o elenco para a Série Ouro.
Na base, os trabalhos com o grupo de atletas foram divididos em categorias, visando disputar os estaduais da FGFS. Atualmente, o clube conta com três categorias, sub-13, sub-15 e sub-17, as quais treinam semanalmente no ginásio da AABB. Para participar da categoria de base do Imigrante, basta entrar em contato pelo fone (54) 99641-1358, com Claudenir.