A alga verde-azulada, ou espirulina, se popularizou nos últimos anos e conseguiram se destacar entre os superalimentos, vêm de cyanobacteria biri, uma das famílias de bactérias unicelulares. A Espiriluna, que pode crescer em água doce e salgada, é considerada um dos rituais de vida mais antigos do mundo. Esse superalimento, é cultivado em ambientes naturais, como lagoas e lagoas. As algas cultivadas são secas e pulverizadas e vendidas na forma de pó ou comprimido.
Espirulina fortalece o sistema imunológico
Uma das principais vantagens da espirulina é que ela tem uma concentração muito grande de antioxidantes por isso, ajuda a fortalecer o sistema imunológico como todo (evitando gripes, resfriados e problemas decorrentes da baixa imunidade).
Além disso, um dos pontos que mais merece destaque é que a spirulina tem uma concentração de betacaroteno (um pigmento alaranjado) muito maior que a da cenoura. Essa substância pode ser convertida em vitamina A no nosso organismo, auxiliando na saúde dos olhos (evitando doenças relacionadas à visão) e também atuando como importante antioxidante. Ou seja, é fundamental para a saúde da pele, dos cabelos, unhas e ossos, pois também estimula a produção de colágeno.
Cianobactéria é rica em cálcio e ferro, substâncias essenciais para a saúde
Outra vantagem da cianobactéria é que ela possui uma quantidade muito grande de cálcio (180% mais que o leite) e também de ferro - duas substâncias que são fundamentais para o organismo. O cálcio, em especial, é importante para o fortalecimento da estrutura óssea e também participa do processo de coagulação sanguínea. O ferro, por sua vez, serve para fortalecer o corpo - evita problemas como a anemia e tem participação ativa no transporte de oxigênio pelo sangue. Ou seja, incorporar a espirulina à sua alimentação é uma ótima forma de aumentar significativamente a ingestão de minerais tão importante para o funcionamento do corpo.
Espirulina também é rica em proteínas
Por ser uma das principais fontes de proteínas que existem, a spirulina é muito indicada para a alimentação de atletas. Isso porque ela ajuda a fortalecer os músculos e, neste caso, o ideal é que seja consumida após o treino (para favorecer o crescimento muscular). As proteínas também são fontes de energia importantes, auxiliam na saúde do sistema nervoso central e do sistema imunológico (os anticorpos, inclusive, são proteínas específicas).
Possui minerais fundamentais, como magnésio, zinco e fósforo
Mais um motivo para você incorporar a espirulina à sua alimentação: ela é rica em diversos minerais que são muito importantes, como o magnésio - que auxilia no funcionamento do cérebro, dos músculos, dos ossos (ao regular a quantidade de cálcio), da pressão arterial e ajuda no tratamento da diabetes. Já o zinco é mais conhecido por fortalecer o sistema imunológico e por ter um efeito anti-inflamatório, enquanto o fósforo (segundo mineral mais abundante no corpo) atua em conjunto com o cálcio, fortalecendo os ossos, dentes e também atuando para o equilíbrio hormonal. Resumindo: a espirulina é uma fonte de diversas substâncias que o ser humano precisa para viver.
Como consumir a espirulina no dia a dia?
Agora que você já sabe que a espirulina é um dos alimentos mais nutritivos e benéficos que existem, chegou a hora de aprender as melhores formas de consumi-la! É possível preparar sucos detox e chás com o pó dessa cianobactéria, usá-la no preparo de sobremesas (como gelatinas e receitas com frutas), em pastas de abacate e molhos diversos. Adicionando esse ingrediente às refeições diárias, o seu corpo vai se manter sempre nutrido e mais saudável.
Mín. 13° Máx. 29°