Rica nos mais diversos nutrientes importantes para o nosso organismo, ela é a nova "queridinha" das dietas de emagrecimento e perda de peso. Veja mais sobre essa delícia e seus benefícios para a saúde.
Com um gosto "azedinho" e bem peculiar, a maçã verde, além de uma deliciosa fruta, também é uma excelente fonte nutricional para a nossa alimentação. Considerada uma versão "mais jovem" das maçãs vermelhas tradicionais, ela carrega grande quantidade de vitaminas, minerais e fibras, mas com teor de açúcar muito menor, sendo a nova "queridinha" das dietas de perda de peso e emagrecimento.
As calorias dentre os tipos de maçãs não são tão diferentes assim (enquanto a maçã argentina madura tem cerca de 130kcal por unidade, uma maçã verde média tem 110kcal), mas o que faz da verde ser um alimento aliado nas dietas é a pectina, uma fibra solúvel que promove saciedade evitando que surja fome repentinas, além de retardar o esvaziamento gástrico. Por isso, ela é uma boa opção para os lanches intermediários e pode ser consumida com iogurte desnatado, misturada com aveia, linhaça e granola, em versão liofilizada ou como ingrediente de sucos detox ou saladas.
Outros benefícios da maçã verde
A maçã verde ainda tem ação anti-ácida, melhorando a digestão e aliviando azias e refluxos; previne o câncer por ter muitos antioxidantes e, por ter muito do mineral fósforo, ainda melhora a sensação de humor. A fruta da macieira, quando ainda verde, possui vitaminas A, do complexo B e C, folatos, fibras dietéticas e pouquíssimo carboidrato. Esses componentes essenciais garantem o bom funcionamento do nosso organismo e combatem o colesterol e a diabetes. Ainda, pela quantidade de antioxidantes que carrega, combate os radicais livres e retarda o processo de envelhecimento da pele.
A maçã verde é uma boa opção de fruta se você precisa perder peso ou deseja manter a forma. Ela possui ação anti-inflamatória, diurética e desintoxicante, por isso é tão utilizada no preparo do famoso suco verde.
Confira uma receita de suco desintoxicante e refrescante, que alia muitos outros nutrientes aos da maçã. "Ele ajudará a melhorar a circulação por ser rico em clorofila, substância que dá a cor verde aos alimentos que ajuda a eliminar toxinas do organismo. Por nutricionista Giovana Morbi.
Suco detox com maçã verde
Ingredientes:
1 punhado de espinafre
2 folhas de couve
1/2 cenoura sem folhas
1 maçã verde sem sementes
1 pedaço pequeno de gengibre, cerca de 1 cm
1 copo de água mineral ou água de coco
Suco de 1/2 limão
Hortelã a gosto
Modo de preparo:
Bata tudo no liquidificador. Comece com os ricos em água, como pepino e maçã e acrescente os secos depois. Para obter os efeitos desejados, tome esse suco no mínimo 3 vezes por semana, de preferência pela manhã.