A consultoria de recrutamento Robert Walters lançou sua mais recente pesquisa de mercado, na qual obteve as principais habilidades procuradas pelos empregadores.
’De uma perspectiva geral, podemos dizer que as soft skills [competências comportamentais] mais demandadas são comunicação, trabalho em equipe e resiliência’’, comenta Richard Townsend, gerente regional da Robert Walters Brasil. Segundo o levantamento, esta última habilidade é a mais requisitada, pois os empregadores buscam pessoas que possam se adaptar a diferentes situações e contratempos com uma atitude calculada e calma.
Outro ponto valorizado é a habilidade no uso da tecnologia. "Familiaridade com ferramentas como teleconferência, plataformas de colaboração, compartilhamento de arquivos, aprendizado remoto e a capacidade de organizar e realizar eventos virtuais agora são essenciais para muitos", diz o executivo.
A terceira habilidade destacada pela Robert Walters é a agilidade para se adaptar a diferentes cenários, algo que foi fundamental no período pandêmico. “Os gerentes de contratação procuram funcionários que possam ser produtivos em um ambiente sem necessariamente ter um plano, roteiro ou processo escrito a seguir”, explica Townsend.
Nas hard skills, isto é, conhecimentos técnicos, o recrutador destaca algumas habilidades em ascensão em certas áreas:
Finanças e contabilidade
Habilidades tecnológicas
Planejamento de negócios
Parceria de negócios (ver o negócio como um todo e não focar comente em finanças)
Engenharia e operações
Gerenciar times remotos
Decisões sustentáveis (ESG)
Gestão humanizada
Tecnologia e digital
Desenvolvimento back end
Metodologias ágeis
Nuvem
Como complemento, vale ver o que o Fórum Econômico Mundial [FEM] publicou no fim de 2020 no relatório "O Futuro do Trabalho”, com as 15 habilidades que estarão em alta no mercado de trabalho até 2025. Veja abaixo:
Pensamento analítico e inovação
Aprendizagem ativa e estratégias de aprendizagem
Resolução de problemas complexos
Pensamento crítico e análise
Criatividade, originalidade e iniciativa
Liderança e influência social
Uso, monitoramento e controle de tecnologia
Projeto e programação de tecnologia
Resiliência, tolerância ao estresse e flexibilidade
Raciocínio, resolução de problemas e idealização
Inteligência emocional
Solução de problemas e experiência do usuário
Orientação de serviço
Análise e avaliação de sistemas
Persuasão e negociação