Aqueles que sofrem com doenças hepáticas devem estar atentos às opções de comida para promover saúde para o órgão e prevenir casos mais graves de inflamações ou lesões na região.
Veja alguns produtos saudáveis que auxiliam no tratamento dos sintomas! E também aqueles que devem ser evitados. Pela nutricionista Calina Baroliere
Alimentos bons para o fígado
Chá verde protege as células do fígado
Investir no Chá Verde é uma sugestão preciosa para quem sofre com gordura no fígado. A bebida ajuda a proteger as células do órgão e oferece saúde para a região. Outras opções são o chá de dente de leão ou o Chá Verde Limão e Gengibre, também muito eficientes para o tratamento!
Couve atua como regenerador hepático
A Couve Manteiga Orgânica é uma folha verde escura rica em vitaminas do complexo B e magnésio, que são nutrientes regeneradores do fígado. É possível aproveitar o alimento para fazer um suco detox que ajuda na limpeza do órgão, assim como a alcachofra.
Abacate ajuda a diminuir colesterol ruim
Para garantir bons resultados no tratamento de doenças hepáticas, aposte em refeições com abacate. O alimento contém gordura boa, assim como o Azeite de Oliva Extravirgem. Consuma de forma equilibrada para auxiliar na diminuição do colesterol ruim!
Alho previne inflamações
O Alho Orgânico é aquele superalimento para reduzir gordura no fígado, pois possui enxofre, selênio e uma ação anti-inflamatória natural! Você também pode apostar na Couve-flor Orgânica, repolho, brócolis, melão e açafrão para garantir a prevenção de inflamações no órgão.
Suco de uva tinto é antioxidante
Outra bebida que, quando consumida de maneira equilibrada, é ótima para o fígado. O Suco de Uva Tinto é fonte de antioxidantes, como o resveratrol, que combate infecções no organismo e ainda acelera o metabolismo!
Para quem tem gordura no fígado: o que não pode comer ou deve ser evitado ao máximo
Sem uma dieta balanceada, pode ser difícil lidar com os sintomas de doenças hepáticas e fica mais complicado chegar a uma melhora significativa. Alguns alimentos que devem ser evitados ou cortados do cardápio definitivamente para acelerar o tratamento. A principal indicação é suspender o consumo de frituras e açúcar! Além disso, reduzir o uso de farinha de trigo branca e produtos industrializados nas refeições também é crucial.
De acordo com a nutricionista Calina Baroliere a ingestão de álcool e refrigerante deve ser controlada e realizada na menor quantidade possível, assim como no caso de suco da fruta, pois a bebida possui forte concentração de frutose e leva ao acúmulo de gordura. O excesso de remédios ou automedicação sem orientação médica não pode acontecer em nenhuma hipótese. Guarde quais são os alimentos bons e ruins para o fígado e se cuide bem!