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Estado publica edital para pedágios em Farroupilha e Carlos Barbosa

Certame prevê como critério de julgamento das propostas a menor tarifa a ser ofertada pelas empresas interessadas

10/01/2022 às 07h05 Atualizada em 10/01/2022 às 09h14
Por: Marcelo Dargelio Fonte: Secom Rio Grande do Sul
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(Reprodução)
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O edital para concessão de 271,5 quilômetros de rodovias estaduais do bloco 3 do programa RS Parcerias foi publicado pelo governo do Estado no Diário Oficial desta segunda-feira (10/1). As garantias das propostas deverão ser entregues até 7 de abril, na B3, a bolsa de valores do Brasil, em São Paulo. O vencedor do certame licitatório será conhecido no leilão previsto para 13 de abril.

O edital prevê como critério de julgamento das propostas o da menor tarifa de pedágio a ser ofertada pelas empresas interessadas. O governo também definiu que os empreendedores terão de depositar, previamente à assinatura do contrato, R$ 6,7 milhões por ponto percentual a partir de 1% de deságio. O valor será destinado a uma conta de aporte para garantir a execução dos investimentos previstos em contrato.

O edital contempla investimentos de R$ 3,4 bilhões, cerca de R$ 500 milhões a mais do que o proposto na modelagem apresentada durante o período de consulta pública. Uma das novidades do edital será a construção de 10 quilômetros de ciclovias, medida inédita nas concessões de rodovias feitas no país. Está prevista ainda a construção de mais 30 quilômetros de vias marginais que foram sugeridas pelos participantes durante as audiências públicas.

Serão 116,4 quilômetros de duplicações e 59,96 quilômetros de terceiras faixas. Todos os investimentos foram antecipados e deverão ser feitos em um único ciclo de investimentos, até o sétimo ano da concessão. Na modelagem inicial, as obras poderiam ser feitas em períodos escalonados entre o terceiro ano e o 25º ano.

Além dos benefícios de melhoria na infraestrutura de acesso rodoviário, os municípios passarão a arrecadar Imposto sobre Serviços (ISS) referente às receitas obtidas pelas praças de pedágio (proporcional ao km da concessão). A estimativa de ISS a ser pago aos municípios envolvidos é de R$ 718 milhões. A EGR, que atualmente administra parte das rodovias, não contribui com o imposto. A concessão também engloba obras de ampliação e melhorias nos sete primeiros anos, além de serviços de manutenção e conservação de rodovias, que também contribuem com ISS ao município de realização do serviço.

Localização prevista das praças de pedágio:

Praças/Rodovias/km
São Sebastião do Caí, ERS-122, km 4
Flores da Cunha (existente), ERS-122, km 103
Ipê, ERS-122,km 152
Capela de Santana, ERS-240,km 30
Farroupilha, ERS-122,km 45
Carlos Barbosa, ERS-446,km 6


Valores máximos previstos para cada praça de pedágio:

São Sebastião do Caí – R$ 9,95
Flores da Cunha (existente) – R$ 6,94
Ipê – R$ 6,98
Capela de Santana – R$ 7,28
Farroupilha – R$ 8,61
Carlos Barbosa – R$ 7,95

Texto: Claiton Magalhães/Ascom SPGG
Edição: Secom

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Antonio Frizzo Há 3 anos Bento GoncalvesBaratíssimo! Ir para Porto Alegre ficará “quase” de graça. A população da Serra é rica e pode pagar mais uns QUINZE PEDÁGIOS. Bem que poderiam colocar um a cada 10 km, né? Por que UM pedágio só nos 10 km entre C Barbosa e S Vendelino? Coloquem DOIS, com o quê a rodovia poderá ser QUADRUPLICADA. O preço de R$ 7,95 é menos que um kilo de feijão, qualquer um pode pagar, na ida e na volta, além de outros na 122. E o IPVA e o ICMS sobre TUDO o que gastamos como o carro poderia passar para 50%.
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