O atleta bento-gonçalvense Elisandro Gomes, de 34 anos, que atua no futsal português pelo Braga, vai disputar a Eurocopa de Futsal de 2022 pela Seleção da Geórgia. O pivô foi uma das peças mais importantes que ajudaram o país a se classificar pela primeira vez a uma competição de nível continental no futsal. O principal campeonato de seleções do velho continente na modalidade ocorre entre os dias 19 de janeiro e 6 de fevereiro, na Holanda.
Nas eliminatórias, a Geórgia desbancou a França em seu grupo para alcançar a classificação histórica à Eurocopa. O futsal é uma das primeiras modalidades, junto com o rugby e o basquete, do país a conquistar uma vaga a uma competição de nível continental.
De acordo com o atleta de Bento Gonçalves, as expectativas do grupo estão significativamente elevadas depois da classificação inédita à Euro 2022. “Estamos muito felizes e motivados e a expectativa está lá em cima. Claro, sabemos das dificuldades da competição, mas estamos nos preparando bem, cada um nos seus clubes. Queremos dar o nosso melhor e fazer um grande europeu e está todo mundo preparado e focado para isso”, ressalta.
A Geórgia estará no grupo D da competição, ao lado da Espanha, maior campeã europeia com sete títulos, Azerbaijão e Bósnia. “Já sabíamos por conta do ranking de seleções que iríamos cair em uma chave difícil, mas sabemos da nossa capacidade. Nosso primeiro objetivo é passar da primeira fase. Depois começa uma nova competição, um novo torneio, que se transforma em jogos de mata-mata, em confronto único. Quem estiver mais preparado e focado pode surpreender, e assim acredito. Creio que faremos uma grande competição”, pondera Elisandro.
Elisandro viaja para a Geórgia no dia 10 de janeiro, onde a seleção vai realizar um período de preparação para, no dia 19, se deslocar ao país sede da Eurocopa para a disputa da competição.
“Todos os atletas estão muito empolgados por ser a primeira vez que vão disputar um torneio desta magnitude. Espero poder fazer a diferença e ajudar fazendo gols importantes, assim como fiz nas eliminatórias para classificar a seleção. E, quem sabe, passando desta primeira fase, podemos e temos todas as condições de chegar numa final e, porque não, acreditar nesse troféu inédito para o país”, destaca o pivô.
A conquista da vaga à Euro
O bento-gonçalvense Elisandro Gomes teve papel preponderante na conquista da vaga à competição. Logo em sua estreia pela Geórgia nas Eliminatórias da Euro 2022, o pivô fez dois gols no empate em 4 a 4 diante da França. Contra a Armênia, o atleta anotou um hat-trick no confronto, o qual terminou com vitória por 5 a 0 no primeiro turno, e fez o gol da vitória no segundo turno, quando a Geórgia venceu por 3 a 2.
No grupo 2, a Geórgia garantiu a segunda colocação com 10 pontos somados, com três vitórias, um empate e apenas uma derrota. A seleção ficou atrás somente da Rússia, que terminou as Eliminatórias com 100% de aproveitamento.
Mín. 13° Máx. 29°