Após sete anos de hegemonia, o GM Onix perdeu a liderança dos veículos mais vendidos do Brasil. A liderança passou para a Fiat Strada, que foi a campeã de vendas no país em 2021. A Fiat também foi a montadora campeã de vendas, colocando quatro veículos entre os 10 mais vendidos.
A liderança geral já era conhecida antes mesmo do fim do ano: a Fiat Strada não deu chances aos rivais e ficou isolada no topo do ranking com quase 110 mil unidades emplacadas, uma diferença de mais de 30 mil em relação à picape Toro. Por outro lado, a briga pelo segundo lugar foi definida nos últimos dias de dezembro, com o Hyundai HB20 e Fiat Argo em uma disputa acirrada. Com uma distância mínima, mas decisiva, o hatch da marca sul-coreana foi, pela primeira vez, o automóvel mais emplacado do País, com um total de 86.455 entregas. Uma vitória memorável para o hatchback feito em Piracicaba (SP), que sempre foi vice do Chevrolet Onix. Dessa forma, o Fiat Argo ficou com o terceiro lugar geral, com 84.644 unidades vendidas.
Entre os SUVs, a história se repete. O Jeep Renegade começou o ano passado atrás de Chevrolet Tracker e Volkswagen T-Cross. Entretanto, as duas marcas foram as mais afetadas pela falta de componentes eletrônicos. Por isso, os SUVs tiveram suas produções paralisadas e perderam fôlego. Então, o modelo da Jeep aproveitou a situação para se isolar entre os SUVs mais vendidos. Assim, conseguiu conquistar o primeiro lugar no segmento e a quarta posição no ranking geral, com 73.913 unidades.
Onix conseguiu recuperação nas vendas nos últimos meses
Com a falta de chips, a Chevrolet sofreu um duro golpe no Brasil. Durante seis meses, a General Motors parou a fábrica de Gravataí, no Rio Grande do Sul. Assim, o Chevrolet Onix e o sedã Onix Plus saíram de produção e começaram a faltar nas lojas. O que, consequentemente, fez com que as vendas despencassem de forma drástica. Contudo, a GM chegou a recuperar algumas vendas com o retorno das operações e, de forma impressionante, o Onix fechou 2021 na quinta colocação geral.
Já a Volkswagen, que também fez longas pausas na produção, não conseguiu recuperar o ritmo. Para se ter uma ideia, o único modelo da marca que aparece no top 10 é o hatch Gol, que sairá de linha em definitivo até o fim deste ano. O popular chegou a desbancar o segundo colocado, Argo, em novembro, mas sem grandes expectativas.