Os apaixonados por caminhadas, corridas e maratonas em Bento Gonçalves agora terão um local público exclusivo e ideal para a prática esportiva. A prefeitura vai construir uma pista oficial de atletismo, com o objetivo de se tornar referência na fomentação da modalidade na região. Antes cogitada para ser instalada no Parque Esportivo Montanha dos Vinhedos, a obra será realizada no antigo campo municipal, no bairro Planalto. A licitação para a contratação da empresa para a execução do projeto já está aberta e disponível no site da prefeitura. O custo previsto é de R$ 499.475,43 e sairá do papel por meio de recursos federais.
O projeto foi captado por meio de um recurso federal junto ao Ministério da Cidadania em 2019, consultado e obtido pelo secretário de esportes do município, Eduardo Virissimo. “Sempre tive vontade de fazer uma pista atlética pública, que é algo que não tem em Bento Gonçalves, onde as pessoas possam utilizar para praticar suas atividades físicas. Hoje, temos a pista do SESI, que é gerida pela entidade e muitas vezes se encontra fechada, e não temos uma posta pública”, explica o secretário.
A pista, inicialmente, seria construída junto ao Parque Esportivo Montanha dos Vinhedos. No entanto, como se trata de um recurso federal, e o local pertence a uma instituição privada – a Fundação Clube Esportivo – o processo para a sua instalação se manteve travada por um período. “Conversando com o prefeito e, vendo a viabilidade de colocar em outro lugar, entendemos que o melhor local seria então no antigo campo municipal”, pondera.
Conforme o secretário, o campo municipal havia sido interditado por conta de um desabamento. O local foi utilizado para outros fins e hoje se encontra abandonado. “Entendemos que o local vai ser muito utilizado pela população por todo o conceito que há no bairro planalto e na região, por ser um lugar que não é íngreme, e onde há corredores, ciclistas e atletas que praticam suas atividades esportivas”, comenta.
Eduardo Virissimo também afirma que, futuramente, o local poderá se tornar um complexo esportivo. “Entendemos que, daqui a pouco, a pista vai se tornar também um complexo esportivo no futuro. Iniciamos com a pista agora, a qual tem tamanho oficial com quatro raias e será investido cerca de meio milhão de reais, com recursos captados do governo federal”, afirma.
A finalidade do projeto, segundo o secretário da pasta, é oferecer à população um local seguro e adequado para a prática esportiva. Além disso, atletas de rendimento de atletismo, que hoje carecem de um lugar adequado para os seus treinamentos, poderão utilizar a pista para treinos específicos. Além disso, com a pista, o município poderá se tornar referência na modalidade e receber competições oficiais, tanto estaduais como nacionais.
Mín. 13° Máx. 29°