13°C 29°C
Bento Gonçalves, RS
Publicidade

Corsan diz que abastecimento está normal em Bento, mas pede cautela às famílias

Mesmo diante de uma situação preocupante no Arroio Barracão, companhia garante que a Barragem São Miguel está com um nível bom para a época e responde por 80% da captação de água bruta para a cidade

03/01/2022 às 11h49 Atualizada em 03/01/2022 às 12h01
Por: Marcelo Dargelio
Compartilhe:
(Reprodução)
(Reprodução)

Em meio a um período de intenso calor e poucas chuvas, a preocupação da população aumenta ainda mais com relação ao abastecimento de água em Bento Gonçalves. Sobretudo porque – como relatado por alguns moradores à reportagem do NB Notícias – a situação da barragem da Companhia Rio-Grandense de Saneamento (Corsan) localizada junto ao Arroio Barracão tem se mostrado cada vez mais crítica, pelo baixo nível e pela poluição da água.

A Corsan garante que, apesar das semanas mais secas, a condição de fornecimento de água para a cidade é considerada de boa a normal para esta época. A aparente tranquilidade ocorre principalmente pelo estado em que se encontra a Barragem São Miguel, de onde hoje são captados 80% do volume de água bruta de Bento. O local tem uma altura de transbordo de 15 metros e, por enquanto, encontra-se cheio até a marca de 14 metros.

Isso não significa, entretanto, que o momento não seja de cautela. "Mesmo que a gente tenha esse nível expressivo de água para disponibilizar para a população, a gente também vem fazendo trabalhos de pesquisa de vazamento", explica Marciano Dal Pizzol, gerente da unidade local da Corsan, que pede à comunidade que informe rapidamente a existência destes pontos de derrame de água potável na cidade. "Nem sempre o prazo é o desejado, em virtude de nossas equipes reduzidas, mas a gente, dentro do possível, tenta resolver sempre o mais rápido", completa.

Nesse sentido, outra orientação que se repete é a importância do uso consciente dos recursos hídricos. "É sempre bom lembrar que, mesmo com a barragem em um nível considerado bom, que se faça bom uso da água, um uso racional, sem desperdícios, como a lavagem de imóveis, de calçadas. Pedimos que o cidadão evite todo o uso de água potável que não seja necessário, tendo em vista que temos previsão de um verão muito quente e muito seco", acrescenta o gerente.

Além dos 80% de São Miguel, cabe ao Barracão fornecer os outros 20% de água bruta que vão para a unidade de tratamento. Diante da situação precária do ponto onde é feita a captação, voltam a surgir dúvidas sobre a qualidade da água fornecida mesmo após o tratamento. Algumas pessoas relataram ao NB que sentiram um gosto forte no líquido nos últimos dias, e associaram isso à atual condição do arroio, o que a Corsan descarta.

Nos próximos dias, contudo, será feita uma limpeza na área. "Mantemos nossos padrões e eles podem ser consultados em nosso site. Não há nada relacionado ao baixo nível do Barracão, mas as pessoas que por acaso sentirem alguma diferença ou anomalia de cheiro, gosto ou turbidez elevada podem solicitar que façamos uma coleta in loco no imóvel. Normalmente, essas reclamações acontecem em locais onde é final de rede e algum resíduo pode acumular com o tempo. Fazemos expurgos na rede periodicamente a fim de evitar isso", finaliza Dal Pizzol.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários