Bento Gonçalves possui uma expressão artística multifacetada. Em diversos pontos do município, pode-se visualizar muros e painéis a céu aberto que nos "falam", que possuem mensagens, além de transformar aquele local numa obra de arte, valorizando seus artistas e suas criações.
De 14 a 16 de janeiro, uma comunidade do município vai incorporar isso ao seu cotidiano. O bairro Eucaliptos vai integrar o processo de criação da exposição fotográfica do projeto "Kebrada Graffiti", empreendida por Bruna Ferreira. As fotos retratarão a interação da comunidade com o processo de transformação estética do local através da Arte Urbana.
Bruna conta que a proposta busca uma forma de possibilitar unir o artístico com o social. “É uma oportunidade de descentralizar a cultura, levando dias de diversão, cor e arte. Nas fotos, a minha intenção é buscar mostrar o que acontece além dos graffitis. É captar as crianças e suas reações, a comunidade recebendo os artistas, enfim, que vive diariamente no local”, explica
Assim, a iniciativa ainda dará visibilidade social e protagonismo aos moradores do Eucaliptos, uma vez em que eles serão retratados nas obras que circularão na exposição. Estima-se que mais de 30 artistas estarão presentes e, de acordo com o com o produtor cultural do Kebrada Graffiti, Pedro Festa, mais conhecido como Pedrinho, já estão confirmados mais de 20 espaços no bairro. “Durante todo dia do evento, esses artistas poderão bater na porta de cada morador pedindo autorização para pintar o muro ou parede do imóvel. Os moradores terão autonomia para permitir, ou não, a pintura", destaca.
O Kebrada Graffiti vai contar ainda com dois workshops de capacitação artística, ambos de graffiti, sendo um com Wagner Wagz e o outro com William Sarate Ballestrin. A ação é financiada pelo Municipal de Cultura.