Os viajantes analisarão a situação econômica antes de viajar, com 68% dos brasileiros afirmando que levarão a taxa de câmbio em consideração ao planejar as viagens do ano. Quase o mesmo número (61%) analisará a situação econômica de um destino antes de decidir ir para lá. Apesar de tomarem cuidado com o dinheiro, eles não deixarão de fazer compras nas viagens. Um terço dos viajantes (35%) também planeja fazer mais compras nas lojas duty free e o mesmo número sairá de férias especificamente para comprar artigos de moda que são mais baratos lá fora do que no Brasil.
Os aluguéis de temporada serão particularmente populares em 2018 - não apenas para viajantes que buscam um lugar diferente para se hospedar, mas também para proprietários que abrem suas casas para esses turistas. Um em cada três viajantes brasileiros (34%) revela que prefere ficar em um aluguel de temporada - casa ou apartamento - do que em um hotel. Quando se trata dos anfitriões, 1 em cada 4 (24%) consideraria anunciar sua propriedade em um site de reserva de acomodações.
Mas os viajantes (30%) também revelaram que, apesar de quererem ter uma experiência local e buscar conhecimento do anfitrião sobre comida regional e lugares para visitar, a presença deles não é necessária constantemente e eles gostam da flexibilidade de interagir com os anfitriões em seus próprios termos. No ano que vem, será importante para os viajantes que seu anfitrião esteja disponível, mas não seja muito 'presente' (16%) e que nem precisem interagir com ele (11%).
A tecnologia também terá um papel fundamental quando se trata do planejamento das viagens em 2018. Apesar de já ter sido presentes em 2017, a tecnologia ficará ainda mais evidente no ano que vem, com os viajantes buscando uma forma de entender melhor seu destino ou acomodação antes de fazer uma reserva. A inteligência artificial e tecnologia digital estão ajudando os consumidores a sairem na frente para descobrir novos destinos, reformulando o jeito com que pesquisam, reservam e até vivenciam uma viagem.
34% dos brasileiros dizem que se sentem confortável em deixar o computador planejar sua próxima aventura com base nos dados de seu histórico de viagens. Quase 3/4 (71%) não veem diferença entre lidar com uma pessoa ou um computador, desde que suas perguntas sejam respondidas. Além disso, 74% dos entrevistados disseram que gostariam de uma 'prévia' do destino por meio de realidade virtual, enquanto 66% acham que sugestões personalizadas em relação a destinos e atividades os encoraja a reservar uma viagem.
Parece que 2018 é o ano em que os viajantes vão realizar sonhos, já que 67% dos viajantes brasileiros tem ambiciosos planos de viagem em mente e a grande maioria destes (91%) irá focar em conhecer pelo menos alguns de seus destinos dos sonhos. Os lugares que provavelmente vão figurar na maioria das listas de desejos são as chamadas maravilhas do mundo, que mais da metade dos viajantes brasileiros (58%) pretende visitar em 2018.
Mais de um terço (37%) deseja provar a gastronomia local, 42% querem visitar uma ilha paradisíaca e 42% vão em busca de fortes emoções em algum parque temático famoso. Estes viajantes cheios de adrenalina podem considerar Orlando, nos Estados Unidos, Gold Coast, na Austrália e Dubai, nos Emirados Árabes, que são os principais destinos recomendados por viajantes Booking.com para conhecer parques temáticos.
Os outros tipos de viagens para se apostar em 2018, de modo global, são vivenciar um evento cultural único (28%), aprender uma nova habilidade (27%), fazer uma viagem épica de carro ou de trem (25%), e visitar um local remoto ou desafiador (25%).
Além de querer conhecer lugares novos, os viajantes também estão inspirados a retornar a destinos que já estiveram e explorá-los de uma nova forma. No ano que vem, quase metade dos viajantes brasileiros (42%) irá considerar como destino de férias algum lugar que visitaram na infância. A popularidade destas "férias vintage" vem dos sentimentos de nostalgia que estes destinos evocam.
De acordo com os entrevistados, as férias vividas em família trazem de volta as memórias mais amáveis, até mais do que do primeiro amor ou dos bichos de estimação. Os millennials parecem ser os mais sentimentais, com 49% dos viajantes brasileiros que têm entre 18 e 34 anos interessados em voltar para os destinos favoritos da família.
Redes sociais, filmes, esportes e programas de TV também terão um papel importante na hora de escolher os destinos. Ler blogs ou assistir a recomendações de youtubers serão fontes de ideias para 49% dos viajantes, e locações de séries de TV, filmes ou clipes musicais ganharão mais de 38% dos turistas brasileiros. Além disso, 1/3 (30%) dos turistas brasileiros ficarão tentados a viajar para um grande evento esportivo.
As principais locações de séries que os visitantes brasileiros mais querem conhecer são Croácia, Espanha e Islândia, inspirados por "Game of Thrones" (35%), Nova York e Manhattan por conta da série "Billions" (23%), o próprio Nordeste do país, em função da novela "Velho Chico". Londres, onde se passam as séries "Sherlock" e "The Crown", também é uma opção.
Participar de uma viagem de saúde e bem-estar também parece ser bom para a mente, já que 70% acreditam que sair de férias é um momento para refletir e tomar melhores decisões sobre seu estilo de vida. Quase o dobro de pessoas está planejando fazer viagens relacionadas à saúde e tranquilidade no próximo ano, se comparado a 2017 (de 13% em 2017 para 21% em 2018).
Os roteiros que se destacam entre as tendências são os que envolvem viajar a pé: 68% dos viajantes brasileiros afirmaram que querem fazer viagens para caminhadas ou trilhas. Outras atividades inspiradas em saúde e bem-estar incluem visitar um spa ou fazer tratamentos de beleza (33%), ciclismo (29%), esportes aquáticos (27%), tirar férias para fazer um detox total (22%), corrida (20%) e fazer um retiro de ioga (14%).
Parece que os brasileiros estão valorizando bastante as amizades. Quando perguntados quem seriam seus prováveis companheiros de viagem, o segmento com maior aumento se comparado a 2017 foi viajar com um grupo de amigos, que passou de 19% para 26% entre os brasileiros.
Faz sentido que essa seja uma das tendências, já que viagens com grupos de amigos também oferecem vantagens financeiras. Mais da metade (55%) diz que férias com os amigos os ajudam a se hospedar em acomodações que eles não teriam como pagar sozinhos, por exemplo.
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