Nesta semana a equipe do projeto de restauração da Casa de Pedra Cercato celebrou a conclusão da primeira fase da obra com a tradicional festa da Cumeeira*, momento em que o ponto mais alto da construção é alcançado, com a finalização do telhado. Localizada no bairro Borghetto, em Garibaldi (RS), a casa foi tombada pelo município pela sua relevância histórico-cultural como testemunha da colonização italiana no Rio Grande do Sul.
O enólogo Vinícius Cercato falou em nome da família Cercato sobre a importância de preservar a cultura e a memória para que as futuras gerações tenham a possibilidade de conhecer e valorizar este legado dos imigrantes italianos. Os arquitetos Lucas Volpato e Patrícia Pasini, dos escritórios Studio1 Arquitetura e Patrícia Pasini Arquitetura respectivamente, apresentaram as etapas realizadas até agora. Como a casa possuía muitas pedras soltas foi feito o embrechamento (preenchimento de juntas e estabilização das paredes da casa). Semanas de testes e estudos foram necessárias para definir a liga ideal entre as mais variadas possibilidades de combinações de argilas, obtidas dentro dos limites da propriedade rural.
Também foi consolidada a fachada norte que estava desintegrada. Como a porta de acesso à cantina corria riscos de desabamento foi necessária a desconstrução de parte da parede, para se trocar os pilares e marcos velhos e sem condições de restauro, por novos e mais seguros. E recentemente a equipe concluiu a restauração do telhado, com a troca de madeiras deterioradas e limpeza das telhas.
A segunda fase incluirá a recuperação de esquadrias, elétrica e hidráulica, soalho, além da instalação do Memorial Memorial da Casa da Família Cercato e uma osteria onde serão degustados os espumantes da região. Esta iniciativa de preservação do patrimônio conta com o patrocínio de M.A. Silva, Medlive, Madesa e Sul Nativa Transportes, por meio do financiamento da Lei de Incentivo à Cultura – LIC do Sistema Pró-Cultura do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
O projeto segue em captação de recursos para sua execução integral. A captadora Jac Sanchotene fica à disposição para esclarecimentos às empresas interessadas em patrocinar a obra. Contatos pelos telefones (51) 3279-5424 e (51) 99880-9129. A gestão do projeto é da Cult Assessoria e Projetos Culturais.
Mín. 17° Máx. 24°