A ceia de Natal costuma ser celebrada com muita fartura e mesa cheia. No dia seguinte, surge a questão: o que fazer com as sobras para que a comida não fique com aquela cara de requentada? Os chefs Matheus Batalha, do Batalha Gastronomia, e Gabriela Mendes, do Centro Universitário Avantis (UniAvan), dão dicas do que é possível fazer com as sobras dos pratos da noite de Natal.
Mas, antes, é preciso levar em consideração uma questão muito importante: a intoxicação pelos alimentos que ficaram expostos durante todo o jantar. A nutricionista Carolina Henequim explica que se deve observar a coloração, a textura e o cheiro dos alimentos para saber se ainda estão bons para o armazenamento -- o que também deve ser feito com atenção. O arroz, por exemplo, deve ter um recipiente e a carne outro, "nada de colocar até três tipos de alimento em um mesmo recipiente", diz.
Pratos mais elaborados
Segundo Gabriela Mendes, é possível utilizar praticamente tudo o que sobrou da ceia, basta usar a imaginação. Veja algumas dicas:
Arroz e bacalhau
Faça um arroz cremoso de forno, misturando os dois ingredientes ou as outras proteínas que sobraram da ceia, com um creme de maionese temperado com sal, pimenta e tempero verde. Se for do seu gosto, pode adicionar cebola picada e alho. Coloque a mistura em um refratário com muito queijo parmesão por cima e leve para gratinar no forno. “É um prato rápido de fazer, fácil, quase não dá trabalho e ainda pode ser acrescido de outros ingredientes, como milho, ervilha, azeitona, tomate picado, entre outros”, explica a chef.
Peru, lombinho ou outras carnes
A dica é fazer “carne louca”. A professora conta que essa receita é feita tradicionalmente com proteínas que sobram do churrasco, mas também pode ser produzida com as aves da ceia. É necessário desfiar as carnes, misturar com cebolas em tiras e pimentão, adicionar azeitonas e fazer um refogado colorido. “Pode ser usado como um recheio de sanduíche, antepasto ou pode acompanhar arroz, purê ou massa”.
Dica extra: ainda para as carnes que sobrarem da ceia, a chef também sugere refogar as proteínas com cebola, alho, cheiro verde e azeite de oliva, colocar em um refratário e distribui-las como base do prato. Por cima, adicione creme de milho, que é feito com o cereal batido com molho bechamel (molho feito de farinha, manteiga e leite). Use também queijo parmesão ou muçarela por cima e leve ao forno para gratinar. “É uma outra opção de prato fácil de fazer e que acompanha um arroz, uma massa, um purê ou qualquer outro acompanhamento a gosto”, finaliza.
E o panetone?
Tradicional nessa época do ano, o pão doce ganha lugar ao lado do café da manhã, lanche da tarde e é até transformado em presente. Ou ir além com um pavê de panetone, que leva creme belga (base de leite condensado, leite, gemas e maisena) e creme de chocolate (feito com cacau em pó ou chocolate 50%). “Ele é montado em camadas; coloca o creme belga, por cima o chocolate e o panetone picadinho. Camada por camada. Por último, cobre a sobremesa com uma camada da mistura do creme de leite batido com quatro claras em neve. Para finalizar, leve para gelar por cerca de três a quatro horas”, explica a chef.
Salada de Chester - Matheus Batalha
Ingredientes
Peito de chester da noite anterior
1 limão
1 colher de sopa de mostarda
Azeite de oliva
1 laranja
1 peça de queijo branco
1 rabanete
1 ramo de rúcula
Mix de folhas verdes
Sal
Modo de preparo:
Corte o chester em fatias e reserve.
Misture uma colher de sopa de mostarda com o suco de 1 limão, 1 laranja e o azeite de oliva, e mexa bem até ficar homogêneo.
Fatie o rabanete bem fininho e corte o queijo branco em cubos.
Lave as folhas verdes e ajeite-as em uma travessa. Coloque o chester e disponha as fatias de rabanete.
Acrescente o queijo branco e, por último, regue com o molho e sirva.
Sanduíche de pernil - Matheus Batalha
Ingredientes
Pernil da noite anterior
Pão baguete ou francês
Cebola roxa
Queijo provolone
Manteiga
Mostarda Dijon
Modo de preparo:
Desfie o pernil suíno, misture com o molho do assado e com o queijo provolone ralado.
Passe a manteiga no pão e toste na frigideira.
Corte a cebola roxa bem fininha.
Para a montagem, passe a mostarda Dijon no pão tostado, coloque o pernil desfiado e a cebola roxa.
Está pronto para servir!
Mín. 13° Máx. 20°