17°C 27°C
Bento Gonçalves, RS
Publicidade

Projeto de 5G  na iluminação pública é lançado oficialmente

Tecnologia deve ser instalada em todas as capitais até julho e será testada nas cidades de Ceará-Mirim (RN), Petrolina (PE), Araguaína (TO), Curitiba (PR) e Jaraguá do Sul (SC).

16/12/2021 às 22h25 Atualizada em 17/12/2021 às 08h35
Por: Marcelo Dargelio Fonte: EBC
Compartilhe:
Projeto semelhante tinha sido iniciado em Bento Gonçalves, em 2018, mas não avançou.
Projeto semelhante tinha sido iniciado em Bento Gonçalves, em 2018, mas não avançou.

O ministro das Comunicações, Fábio Faria, participou nesta quinta-feira, 16, da apresentação do projeto-piloto para utilização da quinta geração de conectividade móvel, o 5G, na iluminação pública. O evento foi realizado em Natal (RN). 

O uso do 5G na iluminação pública ocorre por meio da instalação de luminárias inteligentes, que fazem a transmissão do sinal por meio de antenas instaladas nos postes. Câmeras de segurança também podem ser instaladas no equipamento.  A tecnologia será testada nas cidades de Ceará-Mirim (RN), Petrolina (PE), Araguaína (TO), Curitiba (PR) e Jaraguá do Sul (SC).

Na avaliação do presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Igor Calvet, os municípios brasileiros podem acelerar a difusão da tecnologia por meio da iluminação pública. “A luminária pode, além de iluminar, trazer segurança pública melhor para os municípios e também uma maior conectividade às pessoas e, sobretudo, às empresas”, explicou. 

Segundo o ministro, com as luminárias, alguns municípios do país poderão se antecipar ao calendário previsto para chegada da tecnologia em todas as localidades do Brasil. De acordo com Fabio Faria, o 5G deve ser instalado em todas capitais até julho do ano que vem. “A gente vai ter a oportunidade de preparar as nossas crianças, os nossos jovens para o mundo que está chegando, para esse futuro novo que está chegando”, afirmou. 

De acordo com o Ministério das Comunicações, com o leilão realizado neste ano, o 5G chegará a todos os municípios brasileiros até 2029. No caso de localidades com pouca ou nenhuma conexão, o padrão mínimo de quarta geração para redes móveis deverá ser garantido. 

Projeto semelhante era discutido em Bento Gonçalves através da PPP da Iluminação Pública, ainda em 2018. Porém, o projeto foi interrompido por aqui e não saiu mais do papel. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários