A Federação Gaúcha de Futebol (FGF) divulgou oficialmente o calendário oficial de competições profissionais para a temporada de 2022. A Divisão de Acesso, a qual o Esportivo vai disputar visando retornar à elite do futebol gaúcho, vai começar logo após o término do Gauchão, com início previsto para o dia 10 de abril.
A Série A2 do Campeonato Gaúcho terá 20 datas e se estenderá até o dia 24 de julho. A competição, que vai definir os dois clubes que vão subir para o Gauchão de 2023, terá a participação de Brasil de Farroupilha, Veranópolis, Cruzeiro, Glória de Vacaria, Passo Fundo, Tupi de Crissiumal, Gaúcho de Passo Fundo (vice-campeão da Terceirona), Lajeadense, Avenida, São Paulo de Rio Grande, Santa Cruz (campeão da Terceirona), Inter-SM, Guarani-VA, São Gabriel e Pelotas (rebaixado do Gauchão), além do Clube Esportivo, que também caiu da primeira divisão neste ano.
O Gauchão vai iniciar no dia 22 de janeiro e tem previsão de fim no dia 2 de abril. A Segunda Divisão, conhecida popularmente como Terceirona Gaúcha, a qual deverá ter a participação da Associação Garibaldi de Esportes, começa no dia 5 de junho e se estende até o dia 18 de outubro. A Copa FGF ocorre no segundo semestre, a partir do dia 24 de setembro até o dia 30 de novembro.
A pré-temporada alviazul, conforme o presidente do Clube Esportivo, Leocir Glowacki, deverá iniciar no final do mês de fevereiro. O Congresso Técnico da Divisão de Acesso ainda não tem data prevista para acontecer.
Mín. 13° Máx. 29°