De forma histórica, a Associação Clube Imigrante, debutante em competições oficiais da Federação Gaúcha de Futebol de Salão (FGFS), conquistou o 3º lugar na Série Ouro Feminina de 2021. Após cair na semifinal por detalhes, o time de Bento Gonçalves, único representante da Serra Gaúcha na competição, derrotou o Grande Boa Parada, de Cruz Alta, por 8 a 4, e ficou com a taça de terceiro colocado. As finais foram realizadas no domingo (12), em Gramado.
Na semifinal, o Imigrante fez frente à forte equipe do Liverpool FF/Vila Lângaro, de Passo Fundo, e protagonizou um embate equilibrado diante das adversárias. Na etapa inicial, a equipe de Bento Gonçalves foi superior e saiu na frente do placar com gol de Achley. Além disso, o time construiu boas oportunidades, inclusive com bolas na trave, chegando muito próximo de ampliar a vantagem.
No segundo tempo, o Liverpool reagiu na partida e virou o placar em 3 a 1. O Imigrante conseguiu descontar com Achley novamente, deixando o confronto em aberto nos minutos finais. Apesar da pressão e das chances de gol, uma delas parando na trave, a equipe de Bento não conseguiu chegar ao gol de empate.
A conquista do 3º lugar:
Na disputa pela terceira colocação, o Imigrante encarou a equipe da Grande Boa Parada, de Cruz Alta, que foi eliminada pela Celemaster, de Uruguaiana, na semifinal, por 9 a 0. No confronto, o time de Bento Gonçalves perdeu a ala Pulga, uma de suas referências dentro de quadra. Apesar disso, as atletas que compõem o grupo do Imigrante, além das jogadoras que reforçaram o plantel, tiveram papel significativo na vitória e na conquista do 3º lugar.
Com dois gols de Achley, dois de Bruna Pertille, dois de Fran Mariani, um de Mayara e outro de Paula Soares, o Imigrante derrotou o time de Cruz Alta pelo placar de 8 a 4, levantando a taça de terceiro lugar da competição estadual.
“Fizemos história em Bento Gonçalves. Por mais que tenhamos saído abatidos, pois sabíamos que poderíamos estar na final contra a Celemaster, nós fizemos história. Essas meninas foram guerreiras, pois fizeram tudo o que foi pedido. Trouxemos atletas para nos dar suporte e para as nossas meninas maturarem. Terminamos o jogo com quatro atletas oriundas de Bento, fizeram gol, jogaram bem. Saio orgulhoso e feliz, pois o terceiro lugar, para mim, valeu muito mais que o título, porque ali estava o projeto que começamos desde o início”, avalia o técnico do Imigrante, Claudenir dos Santos.
Relembre a campanha do Imigrante na Série Ouro:
Na primeira fase, o Imigrante sediou os jogos no Ginásio da Madecenter, que contou com um expressivo público para acompanhar as partidas. Em sua estreia na Série Ouro, a equipe de Bento goleou o Bom de Bola, de Tupandi, por 10 a 1. No segundo jogo, o empate em 1 a 1 com a Sogipa, de Porto Alegre, classificou o time da Serra Gaúcha na primeira colocação.
Na segunda fase, o Imigrante terminou na segunda colocação com três vitórias e uma derrota. O time da Capital Brasileira do Vinho superou o Paulista, de Pelotas, por 4 a 2, e a Sogipa, por 2 a 0, em confrontos realizados em Pelotas. Nas partidas derradeiras, a equipe foi superada pelo placar de 17 a 1 para a atual campeã Celemaster, e conquistou a classificação após uma virada emocionante diante do Cristal, de Pelotas, por 6 a 5.
Na semifinal, enfrentando o Liverpool FF/Vila Lângaro, o líder do grupo B, o Imigrante fez um confronto de igual para igual, mas saiu derrotado pelo placar de 3 a 2. Na disputa pelo 3º lugar, o time de Bento Gonçalves goleou o Boa Parada, de Cruz Alta, por 8 a 4, terminando a Série Ouro entre as três melhores equipes da competição estadual.
Mín. 13° Máx. 29°